Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2017-12h43

Udesc Ibirama abre inscrições para curso de qualificação com ensino lúdico e robótica

Até 31 de março, estarão abertas as inscrições para docentes e jovens do ensino fundamental, médio e técnico interessados em fazer o curso de qualificação por meio do ensino lúdico e da robótica, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama.

As aulas começarão em 3 de abril e ocorrerão nas segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h, até dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3357-8434 e na Direção de Extensão da Udesc Ibirama.

Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Roberto Farah, o curso será realizado mediante quatro ações. Uma delas será o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino fundamental e médio por meio da robótica. Serão capacitados docentes de escolas da região em nível introdutório para que possam ofertar esses cursos.

A segunda ação pretenderá ensinar a lógica computacional para jovens, que desenvolverão jogos com a ferramenta Scratch de maneira divertida. Já a terceira atividade ensinará a programação de software de dispositivos móveis para alunos de ensino fundamental, médio e técnico, que desenvolverão aplicativos para a plataforma Android.

A quarta e última ação abordará o uso da robótica e incentivará a programação de robôs elaborados pelos próprios alunos com kits Lego.

Experiências

Segundo Farah, essas ações proporcionarão aos participantes novas experiências com a área de tecnologia e despertarão o interesse pela Engenharia de Software e pela Robótica.

"O programa é importante para descobrir novos talentos na área de desenvolvimento de software para atender a crescente demanda de profissionais qualificados para a área estratégica de tecnologia na região do Alto Vale do Itajaí e de Blumenau", afirma o docente da Udesc Ibirama.

Ele lembra que a área de Tecnologia de Informação produz bens não poluentes e de alto valor agregado e destaca que o projeto de extensão da universidade está consolidado na comunidade, com cursos desde 2013.

Resultados

Em 2013,  equipes da Escola Eliseu Guilherme e Walmor Ribeiro participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Araranguá, classificando-se para a etapa nacional, realizada em Fortaleza, onde conquistaram a décima colocação.

No ano seguinte, o projeto capacitou duas equipes de ensino fundamental das escolas para a olimpíada, mas não conseguiu repetir o êxito alcançado em 2013.

Em 2015, duas equipes foram preparadas para a olimpíada regional em Criciúma. Os alunos de ensino fundamental obtiveram o sétimo lugar e os de ensino médio, o terceiro. Ao longo do ano, os estudantes desenvolveram um robô que resolve o cubo de Rubik (cubo mágico).

No ano passado, a equipe treinada pelo projeto classificou-se para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h