Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2015-11h37

Udesc Ibirama começa nova capacitação de jovens em tecnologia por meio de ensino lúdico e robótica

Programa de extensão da Engenharia de Software promoverá três cursos em 2015 - Foto: Divulg.

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de  Santa Catarina (Udesc), iniciou neste mês a primeira etapa de um programa de três cursos que capacitará 51 alunos de quatro escolas de ensino fundamental e médio de Ibirama em tecnologias por meio do ensino lúdico e da robótica.

As aulas, que integram o programa de extensão Qualificação em Tecnologia para Jovens através do Ensino Lúdico e de Robótica, também servirão para preparar os alunos que participarão das olimpíadas brasileiras de Robótica e de Informática programadas para este ano.

Em 2014, o programa capacitou 31 alunos, dos quais 24 participaram da etapa local da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e seis foram aprovados para a fase regional. 

Sobre os cursos

O primeiro curso, sobre lógica computacional, começou em 6 de abril e tem duração de oito semanas. As aulas, ministradas pelo coordenador do programa, professor Pablo Schoeffel, e também por acadêmicos do curso de Engenharia de Software, ajudam os alunos a praticarem a lógica por meio de questões, programas e jogos educativos.

Os estudantes que concluírem esse curso ingressam em outro, sobre programação lúdica, com duração de cinco semanas e coordenação do professor Geraldo Menegazzo Varela. Eles aprenderão conceitos de linguagem de programação de forma divertida para aplicar em robôs, com grau de complexidade moderada.

Após os dois cursos, os alunos estarão habilitados a participar do terceiro, sobre robótica, também com duração de cinco semanas e coordenado pelo professor Paolo Moser.

As aulas serão sobre aplicação dos conhecimentos obtidos e montagem de robôs com os kits de Lego, um brinquedo cujos encaixes permitem inúmeras combinações. Os professores acreditam que, depois dos três cursos, os alunos saberão programar e elaborar robôs.

Importância da programação

Aprender a programar ajuda a desenvolver mais cedo o raciocínio e as habilidades de decisão cada vez mais exigidas no cotidiano. "Há discussões na área da educação sobre incluir a programação como disciplina obrigatória no currículo escolar", lembra o professor Pablo Schoeffel.

Segundo o docente da Udesc Ibirama, as aulas ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e facilitam o entendimento sobre disciplinas como Matemática e Física. Ele afirmou que os jovens têm "muita curiosidade em aprender tecnologia, principalmente na área de robótica. Eles vivem rodeados de tecnologia e, quando surgem oportunidades, eles aproveitam".

Leia mais:

06/03/2015 - Udesc Ibirama começa a desenvolver seis programas de extensão com ações até fim do ano

28/11/2014 - Programa de robótica da Udesc Ibirama capacita mais de 20 estudantes de escolas neste semestre

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h