Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/04/2017-11h51

Oficinas do projeto Cozinha Sustentável, da Udesc Ibirama, serão realizadas até dezembro

Até dezembro deste ano, sempre nas terças e quintas-feiras, serão realizadas oficinas sobre cozinha sustentável, um projeto do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama.

Nesta quinta-feira, 27, a acadêmica de Engenharia Sanitária Diomar Caetano realizou oficina com integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na casa de enxaimel da Udesc Ibirama.

Nesse local, são desenvolvidas as atividades do projeto Cozinha Industrial, uma das ações do programa Green House, coordenado pela professora Priscila Natasha Kinas.

O programa aproxima a Udesc da comunidade de Ibirama e região com informações sobre sustentabilidade, reeducação ambiental dos bens duráveis e não duráveis e melhoria na qualidade da alimentação.

Nas oficinas, são ensinadas receitas a partir de resíduos como cascas, talos, folhas e grãos e outros produtos. "Orientamos também sobre compostagem, coleta de óleo de cozinha, horta comunitária e vertical, cuidados com higiene e destinação correta de resíduos sólidos", conta Diomar.

As oficinas começaram em 2016, direcionadas a alunos da quinta série do ensino fundamental da Escola Municipal Tancredo Neves. "As primeiras oficinas foram na escola e depois passaram a ser realizadas na sede do programa Green House", explica a aluna da Udesc Ibirama.

Além do Caps, o projeto fechou neste ano parcerias com o Centro de Referência de Assistência social (Cras), com o grupo de idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social e com a Escola Municipal Tancredo Neves para a realização de oficinas.

Livro

Como resultado das ações da cozinha sustentável, Diomar Caetano elaborou um livro de receitas, que são oferecidas durante as oficinas. A publicação tem cerca de cem páginas com imagens das oficinas e cerca de 80 receitas elaboradas pela acadêmica, que procura parceria para publicar a obra em alfabeto braille.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h