Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/08/2017-12h00

Acadêmicos de Engenharia Sanitária da Udesc farão diagnóstico socioambiental de Ibirama

Udesc assinou acordo com município nesta segunda Foto: Sheyla Germano/Ascom Prefeitura Ibirama
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), firmou parceria com a Prefeitura de Ibirama para a elaboração do diagnóstico socioambiental do município, que servirá de base para a revisão do plano diretor participativo da cidade.

O acordo foi assinado durante reunião nesta segunda-feira, 31, no Centro Administrativo Ivo Müller, com a participação do prefeito Adriano Poffo, do diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth, e da chefe do Departamento de Engenharia Sanitária, Priscila Kinas.

O diagnóstico, que começará neste mês, será realizado pelos acadêmicos Adangelo Eudebrando Krambeck e Mauana Ravadelli, que frequentam as últimas fases do curso de Engenharia Sanitária.

O trabalho mapeará as áreas urbanas consolidadas, áreas de risco e de interesse ecológico da cidade e obedece recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O diagnóstico contará também com apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Plagerd

A Udesc Ibirama já auxilia o município na implantação do Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres (Plagerd), que começou em 2016, com validade de quatro anos. O plano tem, como modelo, a tese de doutorado do professor Marino Luiz Eyerkaufer.

O Plagerd prevenirá e reduzirá os prejuízos com as catástrofes e possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações do processo de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres com a participação da Defesa Civil.

Segundo o professor Marino, a implantação do plano em Ibirama representará a minimização do improviso na gestão dos riscos e de desastres e o "translado de conhecimento dos campos técnico e científico aos sociais e políticos até chegar à comunidade, a beneficiada de todo esse processo".

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h