2026 - Com exessão da disciplina Pesquisa em Música, as aulas do PPGMUS ocorrerão na sala 108 do DAC.
SEG| 8h20 - 12h | PRÁTICAS MUSICAIS: combinações instrumentais e repertório | 4 créditos |
Ementa: 3PRATM 60 - Práticas musicais em grupo: interpretação de repertório de diferentes estilos e épocas e/ou temático; a prática em grupo como vetor de pesquisa e investigação artística: especificidades, estratégias e técnicas de trabalho; mesclas sonoras e arranjos instrumentais.
SEG| 13h20 - 17h | PRÁTICAS INTERPRETATIVAS E RETÓRICA MUSICAL | 4 créditos |
Ementa: 3RETOR 60 - Princípios da retórica clássica. Natureza, usos e propósitos da retórica aplicada à música dos sécs. XVI, XVII e XVIII. A Teoria dos Afetos. Ornamentação e práticas musicais retoricamente regradas. Performance historicamente informada.
TER| 8h20 - 12h | EPISTEMOLOGIA DA MÚSICA | 4 créditos |
Ementa: 123EPIS 60 - A produção de conhecimento em música. Teorias do conhecimento e o campo científico. Questões teórico-metodológicas, filosóficas e culturais na pesquisa em música. Fundamentos e campos epistemológicos na produção científica e artística em música.
QUA| 8h20 - 12h | CRIANÇAS NA AULA DE MÚSICA: contribuições dos estudos sociais da infância para a educação musical | 4 créditos |
Ementa: 1CRIES 60 - Educação musical e seus processos de ensinar, aprender e fazer música nas interações intergeracionais e intrageracionais, em diferentes contextos educativos e socioculturais. Sociologia da infância e estudos sociais da infância: contribuições para pensar as crianças e a infância na educação musical. Crianças e suas investigações sonoras. Crianças como autoras de suas próprias músicas. Por uma educação musical da infância.
QUA| 13h20 - 17h | FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA | 4 créditos |
*Disciplina em formato intensivo
Ementa: 1FORM 60 - A construção do conhecimento profissional para o exercício da atividade docente na área de música. Processos alternativos de formação. Relações entre prática docente, trabalho docente e profissão docente. Desenvolvimento profissional como objeto da formação. Educação na era digital. Produção científica sobre formação docente em música.
2025
Ementa: A construção do conhecimento científico. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em música. Paradigmas e tendências atuais da pesquisa em música. A ética na pesquisa. Abordagens e questões teórico-metodológicas na construção do projeto de pesquisa.
TER| 13h20 - 17h | OFÍCIO DA REGÊNCIA: DA POÉTICA À PERFORMANCE | 4 créditos |
Ementa: Investigação e discussão crítica sobre o processo de formação e direção musical do(a) regente dialogando com diferentes conhecimentos, habilidades, aspectos poéticos, estéticos, históricos, sociais, artísticos e técnicos da obra para seu estudo e performance.
QUA| 8h20 - 12h | SEMINÁRIO DE COMPOSIÇÃO I | 4 créditos |
Ementa: Estudo e revisão dos fundamentos da composição. Investigação dos processos de criação através da literatura da área da composição. Aplicação de procedimentos e técnicas composicionais específicas em exercícios de composição. Morfologia e estruturação da composição. Questões de instrumentação, orquestração. Uso de computação e tecnologia na composição. Debates sobre o tempo na composição musical.
QUA| 13h20 - 17h | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL II | 4 créditos |
Ementa: Introdução à perspectiva sociocultural da Educação Musical. Processos de organização das práticas musicais e de construção social de significados musicais. Estudo de práticas pedagógicas e de processos de transmissão e recepção de saberes musicais em diversos contextos sociais e culturais. Abordagens etnomusicológicas e suas contribuições para a educação musical.
Acesse as disciplinas e ementas do Projeto Pedagógico do PPGMUS
Baixe o arquivo completo das Ementas e Bibliografias das disciplinas do Projeto Pedagógico do PPGMUS
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




