A estrutura curricular dos Cursos de Mestrado e de Doutorado é a mesma, com uma única disciplina obrigatória para cada um dos cursos: "Pesquisa em Música" para o curso de Mestrado e "Epistemologia da Música" para o curso de Doutorado e um conjunto de disciplinas eletivas. As disciplinas eletivas estão agrupadas em dois conjuntos de disciplinas: (1) as disciplinas eletivas específicas de cada linha de pesquisa que compõe o curso de mestrado e (2) as disciplinas eletivas transversais às linhas de pesquisa. As disciplinas eletivas são ofertadas a cada semestre, de acordo com a demanda e/ou disponibilidade do corpo docente. As disciplinas dos dois cursos são todas compartilhadas, com exceção da disciplina "Epistemologia da Música", que é exclusiva do curso de Doutorado.
Acesse abaixo as ementas das disciplinas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Música.
Disciplina obrigatória para todas as linhas
Mestrado: Pesquisa em Música
A construção do conhecimento científico. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em música. Paradigmas e tendências atuais da pesquisa em música. A ética na pesquisa. Abordagens e questões teórico-metodológicas na construção do projeto de pesquisa.
Doutorado: Epistemologia da Música [exclusiva do Doutorado]
A produção de conhecimento em música. Teorias do conhecimento e o campo científico. Questões teórico-metodológicas, filosóficas e culturais na pesquisa em música. Fundamentos e campos epistemológicos na produção científica e artística em música.
Eletivas da linha Educação Musical
Crianças na aula de música: contribuições dos estudos sociais da infância para a educação musical
Educação musical e seus processos de ensinar, aprender e fazer música nas interações intergeracionais e intrageracionais, em diferentes contextos educativos e socioculturais. Sociologia da infância e estudos sociais da infância: contribuições para pensar as crianças e a infância na educação musical. Crianças e suas investigações sonoras. Crianças como autoras de suas próprias músicas. Por uma educação musical da infância.
Criatividade, música e educação
Conceitos e definições de criatividade e suas implicações para a educação musical. Perspectivas e tendências de pesquisa no campo da criatividade musical, ensino criativo e aprendizagem musical criativa. Comunidades de aprendizagem musical, práticas musicais colaborativas e comunitárias. Práticas criativas nos processos de ensino e de aprendizagem musical.
Criatividades e pedagogias críticas em educação musical
As múltiplas criatividades musicais na perspectiva de práticas emancipatórias em educação musical. Interculturalismo crítico, estudos decoloniais e suas interfaces com as criatividades musicais. Fundamentos e perspectivas teóricas entre o ensino e a aprendizagem criativa, justiça social, educação das relações étnico-raciais, cidadania artística e pedagogias críticas.
Educação musical e pesquisa
Pesquisas no campo da música na educação básica e contextos não escolares: perspectivas e tendências atuais. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Relação entre pesquisa e práticas musicais a partir da observação, do registro e da análise de dados.
Formação e prática docente em música
A construção do conhecimento profissional para o exercício da atividade docente na área de música. Processos alternativos de formação. Relações entre prática docente, trabalho docente e profissão docente. Desenvolvimento profissional como objeto da formação. Educação na era digital. Produção científica sobre formação docente em música.
Legislação, currículo e educação musical
O ensino de música na educação brasileira: aspectos históricos e situação atual. Legislação educacional e documentos normativos para a educação musical escolar. Políticas públicas e orientações curriculares para a educação básica e para a educação superior. A inserção da música em propostas curriculares.
Música, diversidade e inclusão
Problematização das políticas educacionais para os alunos da educação especial. Diversidade na organização escolar. Currículo e inclusão na educação musical. Ação pedagógica e práticas musicais para alunos com deficiências.
Perspectiva (auto)biográfica nos estudos de formação docente em música
Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Narrativas (auto)biográficas como método de pesquisa e formação. Memoriais de formação de professores no exercício da docência e de licenciandos, mestrandos e doutorandos em educação musical. Pesquisa-formação e as (re)constituições identitárias. Histórias de vida e narrativas (auto)biográficas.
Pesquisa com crianças em educação musical
Perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa com crianças em educação musical. Registro e documentação da prática pedagógico-musical. Questões éticas na pesquisa com crianças. A voz das crianças na pesquisa em educação musical.
Projetos criativo-musicais na educação das relações étnico-raciais
Produção de materiais pedagógicos, práticas criativas e educação das relações étnico-raciais em perspectiva antirracista. Estudos de levantamento, análise e crítica de materiais didáticos na área de música para a educação básica. Processos colaborativos de composição e improvisação na educação musical. Fundamentos teórico-metodológicos e suas interfaces na produção de projetos criativo-musicais.
Fundamentos da educação musical I
Fundamentos filosóficos e psicológicos para a compreensão e a crítica de processos e práticas de educação musical. Aspectos psicológicos e cognitivos nos processos de ensino e de aprendizagem musical. A natureza da música e da experiência musical na perspectiva da filosofia da educação musical.
Fundamentos da educação musical II
Introdução à perspectiva sociocultural da Educação Musical. Processos de organização das práticas musicais e de construção social de significados musicais. Estudo de práticas pedagógicas e de processos de transmissão e recepção de saberes musicais em diversos contextos sociais e culturais. Abordagens etnomusicológicas e suas contribuições para a educação musical.
Estudos avançados em educação musical
Perspectivas teóricas e práticas da educação musical. Tópicos específicos relacionados à pesquisa e à produção acadêmica na área de educação musical.
Eletivas da linha Teoria e História
Biografia, cinebiografia e documentários musicais na pesquisa
A biografia como perspectiva de abordagem na pesquisa da história e música. As trajetórias e experiências nas práticas musicais e seu registro pelo audiovisual. Os relatos biográficos e a discussão acerca da ficcionalização e reconstituição historiográfica e musicológica a partir dos documentários sonoros e audiovisuais.
Fonogramas e acervos musicais na história da música popular no Brasil
Problematização acerca das fontes musicais na pesquisa historiográfica. Os fonogramas e registro de canções: limites e dilemas sobre a salvaguarda da documentação. Arquivos e espaços institucionais criados no século XX. Os (novos) espaços da memória musical: blogs, sites e plataformas como suporte. Sobre a condição dos estudiosos em música e as distintas práticas e abordagens: do colecionador a pesquisa com apoio acadêmico.
Tópicos em musicologia
Metodologias, técnicas e abordagens para a pesquisa em musicologia histórica. Interfaces entre música e história.
Musicologia histórica no Brasil
A historiografia da música no Brasil. Abordagem histórica, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa histórico-musicológica no Brasil.
Teoria, análise musical e repertório popular
Correlações entre teoria musical, interpretação crítico analítica e processos de valoração em música popular. Estudos acerca de sucessos, especificidades e limites da teoria e análise musical que, atenta à permanência de traços românticos, se volta para repertórios da música popular urbana e cosmopolita produzida entre finais do século XIX e finais do século XX (choro, Tin Pan Alley, jazz, samba canção, bossa nova, samba jazz, MPB etc.).
Fundamentos da pesquisa arquivística
Questões relacionadas à pesquisa histórico-musicológica a partir de fontes documentais preservadas em arquivos. Fundamentos de arquivologia. A pesquisa em acervos sistematizados e não-sistematizados.
Participação feminina na canção em fonograma
A presença feminina e a musa como condição inspiradora da poesia, literatura e identidade popular. As discussões de gênero relacionadas a participação feminina nas práticas musicais: uma discussão necessária. As trajetórias de Intérpretes e compositoras como estudos de caso: a compreensão da inserção da mulher no mercado de trabalho e na profissionalização musical.
Teoria e análise musical em repertório tonal
Estudo de questões técnicas, metodológicas, interpretativas e crítico valorativas em repertório tonal. Nexos entre teoria musical e perspectivas analíticas que abordam o texto musical e seu contexto.
Tópicos em teoria musical
Estudo de premissas, argumentos, conclusões e métodos em diferentes ramos da teoria musical ocidental. Correlações entre trajetórias das práticas e discursos teóricos e questões de fundo filosófico, didático pedagógico, ideológico, sociológico e histórico.
Estudos avançados em teoria musical e história
Perspectivas teóricas e práticas na pesquisa em musicologia histórica e teoria musical. Tópicos específicos relacionados à pesquisa e à produção acadêmica recentes na área.
Eletivas da linha Processos Criativos
Análise schenkeriana
Conceitos fundamentais da teoria schenkeriana. Contextualização histórica e filosófica. Análise de repertório.
Estudos de música e tempo
Estudos da música como tempo virtual e tempo vivido, de concepções de tempo em outras culturas (com ênfase na Índia e Japão), e da relação entre épocas culturais e concepções culturais de tempo. O foco principal da disciplina é, no entanto, o estudo do pensamento de compositores contemporâneos e do século XX (Stravinsky, Messiaen, Stockhausen, Grisey, Ferneyhough, Irlandini, Takemitsu, Yuasa, entre outros) sobre o tempo musical e da relação entre poéticas composicionais e temporalidade musical. Análise de obras musicais do ponto de vista da temporalidade, entendida não só como o transcorrer do tempo como um continuum de espaço-tempo, utilizando conceitos de teleologia, dialética, linearidade, não-linearidade, continuidade, descontinuidade, circularidade etc. Relação entre rítmica e temporalidade. Relação entre harmonia/timbre e temporalidade.
Obra, corporeidade e construção sonora
Processo criativo e corporeidade: da construção à interpretação do fenômeno musical. Relação obra/estrutura, corpo/movimento e construção sonora. Gesto e interação de aspectos intrínsecos à práxis musical. Criação e interpretação musical: aspectos cognitivos.
Percepção e etnografia das práticas musicais
Os diferentes parâmetros da notação musical em seus contextos históricos e sociais. Oralidade e Escritura. As dicotomias entre escrita musical e performance. Percepção, Rítmica e estudos africanistas.
Performance e processos analíticos
Interação entre performance e análise. Estrutura musical e gestualidade instrumental. Consciência analítica e memória musical. Adequação entre processos composicionais, parâmetros analíticos e interpretação musical.
Pesquisa artística em composição e performance
Pesquisa artística e pesquisa científica. Produção de conhecimento em pesquisa artística. Projetos em pesquisa artística. Laboratório de processos criativos.
Poéticas musicais dos séculos XX e XXI: composição e estética
Estudo da composição musical nos séculos XX e XXI em perspectivas práticas, teóricas e filosóficas. Diferença entre poética e estética. Relação entre teoria e prática da composição. Análise de composições, suas técnicas e processos composicionais em relação ao pensamento musical do/a autor/a. Questões atuais e permanentes da composição e da estética: escrita (ècriture), forma, conteúdo, ordem/desordem, organização rítmica e temporal, organização espacial (harmonia), organização do timbre, estilo, complexidade, simplicidade, avant-garde/pós-modernismo, espiritualidade.
Práticas interpretativas e retórica musical
Princípios da retórica clássica. Natureza, usos e propósitos da retórica aplicada à música dos sécs. XVI, XVII e XVIII. A Teoria dos Afetos. Ornamentação e práticas musicais retoricamente regradas. Performance historicamente informada.
Práticas musicais: combinações instrumentais e repertório
Práticas musicais em grupo: interpretação de repertório de diferentes estilos e épocas e/ou temático; a prática em grupo como vetor de pesquisa e investigação artística: especificidades, estratégias e técnicas de trabalho; mesclas sonoras e arranjos instrumentais.
Seminário de análise e composição
Investigação conjunta de teorias da composição e teorias analíticas. Observação de procedimentos composicionais e aplicação de técnicas analíticas em repertório musical contemporâneo. Questões de cultura, significado e estrutura musical na abordagem analítica e no pensamento composicional.
Tópicos em pedagogia do instrumento
Teoria e fundamentos da aprendizagem do instrumento. Procedimentos e estratégias da prática e da transmissão do conhecimento. Aspectos interdisciplinares da pedagogia do instrumento. Cognição aplicada à execução instrumental. Processos de avaliação e de elaboração de material didático-instrumental.
Eletivas transversais às linhas
Construção de texto acadêmico em música
Reflexão crítica e prática na produção de textos acadêmicos em música. Análise de processos de escrita, organização, registro e análise de dados. Elaboração da escrita na argumentação e problematização de pesquisa. O referencial teórico e o diálogo com a literatura na construção, no planejamento e na interpretação de dados da pesquisa.
Estudos avançados em música
Estudos recentes na área da música, incluindo questões selecionadas nas linhas de pesquisa. Tópicos em educação musical, teoria musical, história e processos criativos. Tendências e perspectivas atuais na produção da pós-graduação em música no Brasil.
Música e pensamento decolonial latino-americano
Conceitos fundamentais de colonialismo, pós-colonialismo, descolonização e decolonialidade. Epistemicídio. Teoria geral do pensamento decolonial na América Latina. Epistemologias do Sul. Políticas públicas pluriepistêmicas e encontros de saberes. Pedagogias decoloniais. Pesquisas em música, educação musical e pensamento decolonial.
Seminário de composição I
Estudo e revisão dos fundamentos da composição. Investigação dos processos de criação através da literatura da área da composição. Aplicação de procedimentos e técnicas composicionais específicas em exercícios de composição. Morfologia e estruturação da composição. Questões de instrumentação, orquestração. Uso de computação e tecnologia na composição. Debates sobre o tempo na composição musical.
Seminário de composição II
Estudos avançados em Composição. Investigação de poéticas musicais da atualidade. Desenvolvimento de projetos composicionais. Leituras e debates sobre questões estéticas, sociais e culturais da criação contemporânea.
Tópicos em Composição Musical
Questões teóricas e musicológicas na composição. Diversidade estética das poéticas musicais. Aspectos analíticos na prática composicional. Questões interdisciplinares na criação musical. Composição, cultura e sociedade.
Ementário e bibliografias do Projeto Pedagógico 2018
Ementário e bibliografias das Disciplinas Eletivas criadas em outubro de 2020