O banco de horas, para fins de compensação, poderá ser da seguinte forma:
as horas realizadas após a oitava hora diária (desde que tenha realizado intervalo para descanso, caso não tenha realizado intervalo, será contabilizado somente a partir da nona hora) e/ou a partir da 40ª hora semanal, poderão ser usufruídas até o segundo mês subsequente da ocorrência;
as horas realizadas entre a sexta hora diária e/ou a partir da 30º até 40º hora semanal, realizadas dentro do mês poderão ser compensadas no mesmo mês ao da ocorrência conforme autorizado pela chefia imediata sendo o limite de até 12 (doze) horas mensais (dois dias);
Ou seja, se o servidor trabalhou 09 (nove) horas num dia, ele poderá levar para o mês seguinte somente 01 (uma) hora. As duas horas entre 6ª e a 9ª hora poderão ser usufruídas como banco de horas somente dentro do mesmo mês da ocorrência, até um limite de 12 (doze) horas.
Exemplo: um servidor realizou durante duas semanas uma jornada diária de 10 horas, realizando intervalos para descanso de 01 hora diariamente. Ele então ficará com o seguinte saldo de banco de horas:
. Quantidade de dias da semana trabalhando 10 horas => 10 dias
. Quantidade de horas por dia: 10 horas => Total de horas => 100 horas
. Quantidade de horas além das 8 horas => 20 horas
. Quantidade de horas além das 6 horas => 20 horas
. A legislação estabelece que:
- para fins de compensação, serão computadas somente as horas que ultrapassarem a 40ª hora mensal, num total de, no máximo 12 horas.
. essas 12 horas podem ser usufruídas até o segundo mês subsequente ao da ocorrência, assim sendo, o servidor do exemplo acima só poderá usufruir até o segundo mês subsequente de 12 horas do total de 20 horas que ele acumulou. As 08 (oito) horas realizadas a mais alé das 12 (doze) serão descartadas: 20 h - 12h = 08 h;
Dentro do mês da ocorrência ele poderá usufruir de mais 12 horas visto que acumulou 20 horas entre a 6ª e a 8ª hora. Mas como a lei estabelece que só pode acumular dentro do próprio mês também um total de 12 horas, também serão descartadas 08 (oito) horas.
20 hs (acumuladas) - 12h (qtde permitida por lei) = 08 h (horas descartadas).
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.