Ações realizadas no curso com base dados obtidos através da Avaliação Institucional:
A participação discente e docente na Avaliação Institucional apresentou crescimento contínuo até o semestre de 2016/1. A baixa participação em 2016/2 (não somente do curso de Engenharia de Software, mas de todos os cursos), foi reflexo da implantação de um novo módulo de avaliação institucional, que passou por ajustes e instabilidades durante o processo de implantação.
Quanto às ações de melhorias oriundas dos apontamentos realizados pelos acadêmicos e professores, o curso realizou um pequeno ajuste curricular, alterando bibliografias e pré-requisitos de algumas disciplinas que estavam criando um gargalo na terceira fase do curso. Com isso, o processo de matrícula dos acadêmicos veteranos fica flexibilizado, criando possibilidades de avanço no curso ao acadêmico. O ajuste curricular busca também otimizar a permanência dos acadêmicos no curso, diminuindo os índices de evasão. O histórico de evasão é apresentado na tabela abaixo, demonstrando a situação das turmas por semestre de ingresso.
Engenharia de Software Histórico de evasão
Através do mapeamento da evasão no curso, o departamento de Engenharia de Software também busca identificar se o ajuste curricular implementado a partir de 2017/1 irá impactar nos índices de evasão, estimulando a permanência dos acadêmicos no curso.
Além disso, o NDE propôs em reunião do Departamento que assim que os professores percebessem que determinados acadêmicos estão faltando às aulas, comuniquem o Chefe do Departamento. Este entrará em contato com o(s) acadêmicos, afim de saber o porquê das faltas e buscar soluções para a permanência no curso. Desta forma, o Departamento buscará implantar ações efetivas para diminuir o índice de evasão.
Com relação aos dados semestrais da Avaliação Institucional, o departamento propõe aos professores que reflitam sobre os comentários e apontamentos realizados pelos acadêmicos nas suas disciplinas. Com isso busca ações conscientes por parte dos profissionais, a fim de que estes possam realizar as adequações necessárias.
Em determinados momentos, havendo a necessidade, o Chefe do Departamento conversa em particular com o(s) professor(res) a respeito dos comentários dos acadêmicos sobre determinada disciplina, buscando, em conjunto com o professor, encontrar melhor forma de transmissão dos conteúdos da(s) disciplina(s). Em determinadas situações, os professores são orientados a conversar com os acadêmicos a respeito dos comentários das avaliações, buscando em conjunto – professor e alunos – encontrar soluções para os problemas aprontados na Avaliação Institucional. Assim, busca efetivamente, melhorar o ambiente de ensino/aprendizagem.
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