IMPORTANTE:
Alunos(as) especiais selecionados para as disciplinas da Escola de Verão 2020 serão avisados por e-mail até o dia 15/02 (sábado). É obrigatória a presença nas aulas do módulo I.
Profa. Dra. Viviane Beineke
Módulo I: Aulas concentradas em fevereiro
17.02.2020 | 8:20 às 12 horas
18.02.2020 | 8:20 às 12 horas
20.02.2020 | 8:20 às 12 horas
21.02.2020 | 8:20 às 12 horas
Local: Sala do PPGMUS [Bloco das Cênicas, 2. piso]
Leituras obrigatórias para o Módulo I:
DeNORA (2003) Music sociology: getting the music into the action.
FROEHLICH (2011). Sociología para el Professorado de Música. (Capítulo 5)
GREEN. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical [Revista da ABEM N. 4 Ano 4].
SOUZA, Jusamara (org.). Música, Cotidiano e Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000. (Capítulos 1 e 2)
QUEIROZ (2010) Educação musical e etnomusicologia: caminhos, fronteiras e diálogos.
NANNI (2000) Class media e socialização musical.
BOZON (2000) Práticas musicais e classes sociais.
TAREFAS:
Módulo II: Aulas regulares no decorrer do semestre (a partir de 03 de março)
3a. feira | 14:00 - 17:30
Local: Sala do PPGMUS [Bloco das Cênicas, 2. piso]
Ementa
Introdução à perspectiva sociocultural da Educação Musical. Processos de organização das práticas musicais e de construção social de significados musicais. Estudo de práticas pedagógicas e de processos de transmissão e recepção de saberes musicais em diversos contextos sociais e culturais. Abordagens etnomusicológicas e suas contribuições para a educação musical.
Profa. Dra. Teresa Mateiro
Módulo I: Aulas concentradas em fevereiro
17.02.2020 | 14:10 às 17 horas
18.02.2020 | 14:10 às 17 horas
19.02.2020 | 14:10 às 17 horas
20.02.2020 | 14:10 às 17 horas
Local: Sala Básica 3 - BAM
Módulo II: Aulas regulares no decorrer do semestre (6 encontros semanais a partir de 04 de março)
4a. feira | 09:00 - 12:00
Local: Sala Básica 2 - BAM
Ementa
Reflexão crítica e prática na produção de textos acadêmicos em música. Análise de processos de escrita, organização, registro e análise de dados. Elaboração da escrita na argumentação e problematização de pesquisa. O referencial teórico e o diálogo com a literatura na construção, no planejamento e na interpretação de dados da pesquisa.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.