Tipo: Seminário Temático III
Nível: Mestrado e Doutorado
Nome: Arte Relacional, Práticas Sobre o Comum
Créditos: 01 Crédito
Ementa: Este seminário interdisciplinar investiga princípios e modos operativos da arte relacional desde as incursões das práticas das vanguardas dos anos XX, ao engajamento com movimentos sociais e políticos dos anos 1960' até as práticas contemporâneas, cuja mediação se constrói por aparatos tecnológicos. A partir de um corte epistêmico que principia nas questões que definem o comum analisaremos projetos artísticos e práticas reunidas sob o denominador comum que é a instância de convivialidade, a partilha e modos de socialidade. São estudos de caso incluídos neste seminário obras de Joseph Beuys, Hélio Oiticica, William Pope, Lia Rodrigues, José Luiz Kinsler, Marcelo Denny, Sarah Wookey, Marina Abramovic, dentre outres. O seminário contará com a participação de professores convidados na condução dos debates temáticos.
Objetivo Geral: Investigar e compreender conceitos operativos das artes relacionais, tais como dispositivo, coabitação, subjetividade conduzida, gesto menor, acontecimento, autoria, colaboração, mediação e imediação através da análise de práticas artísticas que tomam como diretriz a efetivação da convivialidade, da colaboração e ações em rede que apontem para a construção de sentidos sobre o comum.
Avaliação: Elaboração de um ensaio crítico (paper) que abarque os conteúdos, questionamentos e bibliografia mobilizados pelo seminário, especialmente relacionados aos temas e pesquisas de cada aluno em processo de elaboração de dissertação/tese.
Bibliografia Básica:
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional, São Paulo, Martins Fontes, 2009.
________. Radicante, São Paulo, Martins Fontes, 2011.
BUTLER, JUDITH. Campos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro, Civ. Brasileira, 2018.
DARDOT, P. e LAVAL, C. Comum, ensaio sobre a revolução no século XXI, São Paulo, Boitempo, 2017.
LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência, São Paulo, Martins Fontes, 2012.
MANNING, E. The minor gesture. Durhan: Duke University Press, 2019.
MASSUMI, B. Parables for the virtual: movement, affect, sensation. Duke: Duke University Press, 2002. MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual. Galáxia (São Paulo) [online]. 2016, n.31, pp.5-21. ISSN 1982-2553. https://doi.org/10.1590/1982-25542016126462.
WHITEHEAD, A.N. A ciência e o mundo moderno. trad. H. H. Watzlawick. São Paulo: Paulus, 2006.
Bibliografia Complementar:
Deutsche, Rosalyn. (1998). Evictions: Art and spatial politics. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Grosz, Elizabeth A. (2001). Architecture from the outside: Essays on virtual and real space. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Hayden, Dolores. (1995). The Power of place: Urban landscapes as public history. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Huyssen, A. (1995). Twilight memories: Marking time in a culture of amnesia. New York: Routledge.
Jones, Amelia. (2011). The Artist is Present. TDR: The Drama Review. 55(1) (T 209), pp. 16–45.
Jacques, Paola Berenstein. (2001). Estética da ginga. Arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oitica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
Kaye, Nick. (2000). Site specific art: Performance, place, and documentation. London; New York: Routledge.
Kershaw, Baz. (1992). The Politics of performance: Radical theatre as cultural intervention. London; New York: Routledge.
Kwon, Miwon. (2002). One place after another: Site-specific art and locational identity. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Lazzaratto, Maurício. Signos, máquinas, subjetividades, São Paulo, SESC-N-1, 2014.
Lippard, Lucy. (1998). The Lure of the local. senses of place in a multicentered society. New York: New Press.
Lacy, Suzanne. (1995). Mapping the terrain: New genre public art. Seattle, Wash.: Bay Press.
Fischer-Lichte, Erika. Estética de lo performativo, Madrid, ABADA, 2011.
Mesh, Claudia, and Viola Michely. (Eds.) (2007). Joseph Beyues: The reader. Cambridge: MIT Press.
Mesquita, André. Insurgências poéticas. Arte ativismo e ação coletiva. Dissertação de Mestrado em História. USP, 2008.
Miles, Malcon. (1997). Art, space and the city: Public art and urban futures. New York: Routledge.
Rendell, Jane. (2006). Art and architecture: A place between. London; New York: I.B.Tauris
Shusterman, Richard. (1997). The End of Aesthetic Experience. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 55(1), pp. 29–41
Sassen, Saskia. (2006). Making public interventions in today’s massive cities. Retrieved January 13, 2011 from www.columbia.edu/~sjs2/PDFs/sassen_publicintervensions_2006.pdf
Tonkiss, Fran. (2005). Space, the city and social theory: Social relations and urban forms. Cambridge, UK; Malden, Mass.: Polity.