Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

6PIAN3

INSTRUMENTO III - PIANO
Informações da disciplina
  • Departamento: DEPARTAMENTO DE MUSICA CEART
  • Carga Horária Teórica: 72 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 0 horas/aula
  • Créditos: 4

Ementa


AZEVEDO, Cláudio Richerme. A Técnica Pianística: uma Abordagem Científica. São João da Boa Vista: Air Musical, 1996. BARROS, G. A. S. ; GERLING, C. C. Sobre Análise Schenkeriana e Performance. Opus (Belo Horiz. Online), v. 13, p. 141-160, 2008. BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New York: Vail-Ballou, 1989. BREITHAUPT, Rudolf M. Natural Piano-Technique: School of Weight-Touch. Vol. 2. Translation: John Bernhoff. Leipzig: C.F. Kahnt Nachfolger, 1909. CALAIS-GERMAIN, Blandine; LAMOTTE, Andrée. Anatomia para o Movimento: Análise das Técnicas Corporais. Tradução de Afonso Shiguemi Inoue Salgado. São Paulo, Manole, 1991. CHOPIN, Frédéric. Esquisses Pour une Méthode de Piano. Paris: Flammarion. (s/d). FINK, Seymour. Mastering Piano Technique. A Guide For Students, Teachers, And Performance. Oregon: Amadeus Press, 1997. ______. Can You Teach Musicality? Piano & Keyboard, Vol.186, pp. 39-34, 1997. GANDELMAN, Salomea. Trinta e seis compositores brasileiros. Obras para piano (195o-1988.Rio de Janeiro: Funarte, Relume Dumará,1997. GÁT, József. The Technique of Piano Playing. London, Collet’s, 1980. KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Movimento, 1987. KOCHEVITSKY, George. The Art of Piano Playing: A Cientific Approach. New York: Summy-Birchard, 1967. MARUN, Nahim. Técnica Avançada para pianistas: conceitos e relações técnico-musicais nos 51 Exercicios para piano de Johannes Brahms. Ed. Unesp.São Paulo. 2010. LEIMER- GIESEKING. La Moderna Ejecucuión Pianística Según Leimer-Gieseking. 2. ed. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1931. NEUHAUS, Heinrich. El arte del Piano. Madrid: Real Madrid, 1987. PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. A análise como fundamento do processo técnico-interpretativo em música. Universidade e Desenvolvimento. Florianópolis: C.1, v.3 n.1, Abril 1996. ______. Ação Pianística e Interdisciplinaridade. In: Em Pauta, Porto Alegre, v.13, n.21, p.43-69, 2002. POVOAS, M. B. C. et al. Ação pianística e coordenação motora - redução do movimento como possibilidade de otimização da técnica com foco na transmissão do conteúdo musical. In: Anais do XVIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música- ANPPOM. Salvador: UFBA, 2008, p.329-37. ROSEN,Charles. A Geração Romântica.Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1995. ______. Sonata Forms.Barcelona, 1987. ______. El estilo clásico Haydn, Mozart, Beethoven. Madrid: Alianza, 1999. THURSTON, Dart. Interpretação da Música. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2002. VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri – expressões de uma vida. São Paulo: EDUSP, 2001. WARKEN, Rodrigo. Estudo Comparativo Entre Edições Práticas e Edições Urtext de Sonatas Para Piano de Joseph Haydn. Dissertação de Mestrado, UDESC, Florianópolis, 2009.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h