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ST1-(DES)SUBJETIVAÇÃO

Seminário Temático I: Dramaturgia, modos de (des)subjetivação e epistemologias decoloniais
Informações da disciplina
  • Departamento: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
  • Carga Horária Teórica: 60 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 0 horas/aula
  • Créditos:

Ementa


O curso objetiva discutir e refletir sobre as relações possíveis entre modos de (des) subjetivação, decolonialidade e dramaturgia, partindo de um corpus de estudo capaz de constituir um olhar comparativo sobre a questão. Olhar que compreende como as diferentes instâncias da existência teatral da dramaturgia se relacionam nesse contexto, pois, na interpretação tudo se encontra em relação: entre autor e leitor, autor e encenador; texto e cena; personagem, ator e espectador; palco e plateia; dispositivos estéticos e sociais; portanto, como algo que se constitui mais amplamente no âmbito dessas relações de força. Desta forma, os modos de (des) subjetivação no âmbito da dramaturgia não se encontram presos ao texto, escondidos em suas entrelinhas, ou em algum outro lugar misterioso do palco. Antes, são efeitos dessas diferentes relações tal como se constituem no campo cênico como um espaço cindido entre dentro e fora do âmbito estético-ficcional. Por outro lado, relações de força e de poder não deixam de se configurar entre as partes, logo, a discussão sobre os modos de (des) subjetivação proposta se distancia da noção de subjetividade autônoma enquanto forma dominante do self europeu burguês moderno que, ao ser exportada para os países latino-americanos, levou à cosmética racial e sexual praticada pela dramaturgia do continente no século XIX.

 
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