Atividades ocorrem de 12 a 15 de agosto
A 12ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Econômicas inicia nesta terça, 12. Até sexta, 15, a atividade vai envolver várias ações em comemoração ao dia do Economista, celebrado no dia 13 de agosto. A programação contará com a presença de profissionais da academia, do mercado, de instituições bancárias e de representação da categoria.
A iniciativa é fruto de um esforço conjunto entre o Departamento de Ciências Econômicas (DCE) e o Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CADE), que tem atuado ativamente na construção de uma agenda diversificada e atual. A Semana Acadêmica reforça o compromisso com a formação dos estudantes, oferecendo atividades que extrapolam os limites da sala de aula e promovem o diálogo com profissionais externos.
“A semana acadêmica é uma oportunidade para que os alunos entrem em contato com questões extraclasse, com outras realidades, sejam elas vindas de profissionais do mercado ou do setor público”, destaca o Chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professor Fernando Pozzobon.
Na avaliação do professor, mais do que um conjunto de palestras, a Semana Acadêmica representa um importante espaço de formação complementar para os alunos. O evento também fortalece a integração entre o curso e profissionais externos, proporcionando trocas relevantes sobre temas contemporâneos da economia brasileira.
Programação:
12/08, terça | às 10h30 – Prof. Enlinson Mattos (FGV)
Palestra: Federalismo, Guerra Fiscal e Reforma Tributária no Brasil
13/08, quarta | às 10h30 – Ademir Tenfe e Janine Alves (CORECON)
Tema: Mercado de trabalho para o Economista
14/08, quinta | às 9h – Nilton José Schneider David (Banco Central)
Conversa com o Diretor de Política Monetária
(virtual, com transmissão no auditório – mediante inscrição prévia e apenas para o público interno - alunos e professores)
14/08, quinta | às 10h30 – Eduardo Machado (BADESC)
Palestra: Muito Além do Lucro: o papel estratégico das instituições de fomento no desenvolvimento regional
15/08, sexta | às 10h30 – Bruno Kormann (Banco do Brasil)
Palestra: Economia de Governança e Plataformas Digitais