Projeto Construindo Sonhos apoia
Educandário Lar de Jesus, da Serte
Está sendo replicada com estudantes de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a abordagem inovadora para ensino de gerenciamento de projetos desenvolvida há dez anos pelo professor Leandro Schmitz, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A iniciativa de levar a metodologia para a UFSC partiu do professor Marcos Abilio Bosquetti, que leciona a disciplina Administração de Projetos para alunos da oitava fase, após contatos com o professor Schmitz, em 2013.
Seguidas palestras ministradas na UFSC por gerentes de diferentes projetos realizados na Udesc Esag (como o Além da Pele, o Cata-Vento e o Fada Madrinha) ajudaram a estimular a participação dos estudantes e compartilhar um pouco do aprendizado gerado por essas iniciativas com fins sociais.
Em prol da educação
Segundo o professor Bosquetti, seis projetos foram realizados por estudantes da UFSC nos últimos anos. Neste semestre, a turma se dividiu para desenvolver duas iniciativas diferentes, ambas voltadas aos jovens e à educação.
O
Projeto Construindo Sonhos tem como meta montar uma brinquedoteca no Educandário Lar de Jesus, mantido pela Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (Serte).
As ações incluem uma campanha de doação de brinquedos e livros infantis para a instituição, que atende 150 crianças, com idade até seis anos, no Bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.
Já o
Projeto Ampliando Horizontes atua com foco na educação, com ações que visam estimular o ingresso de alunos da rede de ensino em universidades públicas.
As atividades incluem visitas à escola escolhida pelos estudantes – a Aderbal Ramos da Silva, no Bairro Estreito – para conscientizar os alunos sobre a importância e os meios de se entrar no meio acadêmico.
Os conteúdos trabalhados na escola incluem dados sobre cursos, profissões, formas de ingresso em universidades públicas, políticas de cotas e outras informações.
Eles também promovem uma campanha de arrecadação de apostilas usadas, para posterior doação aos jovens da escola e demais interessados. Pontos de coleta foram montados em centros da UFSC e também na Udesc Esag, que apoia a iniciativa. A exemplo dos projetos da Udesc Esag, ambos tem um semestre letivo de duração e portanto devem ser concluídos até julho.
Na Udesc Esag, 44 projetos já foram realizados desde a criação da abordagem pelo professor Schmitz, em 2005 – veja a
lista completa.
Neste semestre, há dois projetos em andamento: o
Padrinhos Mágicos, que visa beneficiar o Lar Nossa Senhora do Carmo, casa de acolhimento para jovens no Bairro Capoeiras; e o
Abrindo Portas, que busca promover melhorias na Casa do Oleiro, que oferece apoio gratuito a pacientes voluntários no tratamento de dependência química, no Bairro Ratones.
Parceria pioneira
Na próxima quinta-feira, 18, dois projetos das duas instituições (o Abrindo Portas, da Udesc Esag, e o Construindo Sonhos, da UFSC) promoverão, pela primeira vez, uma ação em parceria: o evento Portas dos Sonhos, no Teatro Pedro Ivo – saiba mais pela
página no Facebook.
O evento, primeira parceria do gênero entre projetos, reflete a união de esforços na própria designação: Portas dos Sonhos foi escolhido por reunir parte dos dois nomes.
"É uma iniciativa pioneira, que vai estimular mais parcerias entre os projetos e estudantes das duas universidades, criando sinergia e integração entre as turmas de projetos das duas instituições, que tem um propósito comum: criar impacto social positivo na comunidade ao mesmo tempo aprender gerenciamento de projetos na prática", destaca o professor Bosquetti.
Consolidação
Feliz com a disseminação da abordagem que criou, o professor Schmitz observa que, em sua opinião, o passo mais difícil é implantar a metodologia – depois, a própria motivação dos estudantes garante a continuidade e a consolidação do trabalho.
"Na Udesc Esag, agora que chegamos a dez anos de aplicação, os projetos são desenvolvidos quase sem intervenção, graças ao comprometimento dos alunos, que se preparam ao longo do curso para o desafio", afirma.
Além dos estudantes da UFSC, a metodologia já foi ministrada em anos anteriores para alunos de Administração da Faculdade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), pelo próprio professor Schmitz.
A abordagem também inspirou iniciativas similares na própria Udesc Esag, em ações desenvolvidas por acadêmicos e docentes de outros cursos, como a graduação em Administração Pública e o programa de extensão Esag Sênior.
Leia mais:
21/05/2015 - Abordagem inovadora no ensino de Administração desenvolvida na Udesc completa dez anos
01/04/2015 - Projeto de estudantes da Udesc visa dar sustentabilidade a casa de acolhimento na Capital
31/03/2015 - Iniciativa de alunos da Udesc apoia centro de recuperação para dependentes químicos na Capital
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281