Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2014-16h41

Acadêmicas e professora de Artes Visuais da Udesc exibem mostra em Brasília


Bancos em forma de insetos, com mobiliários lúdicos feitos de madeira e inspirados na natureza. Essa é a proposta da mostra "Bicho Banco", que ficará em exposição até 13 de março na Marquise da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Brasília.

A apresentação foi proposta pela professora de Artes Visuais Nara Milioli, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pela graduanda em Artes Visuais Camila Argenta e pela mestranda Bruna Maresch, juntamente com o arquiteto Gabriel Scapinelli – juntos integram o Grupo Fora.

O projeto "Bicho Banco" tem cinco bancos inspirados na natureza que remetem à cigarra, ao bicho-pau, à mariposa, ao grilo e ao percevejo. As estruturas-bichos formam bancos-espreguiçadeiras, que convidam o espectador a parar, sentar e até brincar.

A referência aos insetos sugere a interação com o meio-ambiente. Articulados, os "bichos banco" foram projetados para funcionar como elementos atrativos. Sua adaptação no espaço prioriza a criação de fluxos de passeios e encontros.

Outro objetivo da obra é convidar o espectador a permanecer no espaço urbano, em áreas abertas e públicas, e usufruir delas. Ao fim da intervenção, os bancos serão doados a espaços públicos.

O projeto é um desdobramento de um "bicho banco" feito pelo grupo em 2012, em Florianópolis. O banco está em uma praça no Bairro Santa Mônica, onde é utilizado por moradores e visitantes.

Prêmio

A proposta de exposição conquistou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, na categoria Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise. Um dos mais importantes do cenário de Artes Visuais no Brasil, o prêmio estimula a multiplicidade e a diversidade de linguagens em suas variadas modalidades de manifestação.

O concurso promove e difunde a produção artística; a reflexão e o intercâmbio de ideias de Artes Visuais, contribuindo para a formação de plateia e a construção da recente história da arte do País.

"Desde o início do percurso do grupo Fora, as ações propostas nos jardins abertos de Florianópolis sempre tiveram um caráter informal. Com esse prêmio, estamos aprendendo outras maneiras de trabalhar juntos. Aproveitamos a possibilidade de expandir nossas intervenções para outra cidade, com o reconhecimento profissional e o respaldo financeiro, além de promover encontro e amizade com outros profissionais", diz a aluna da Udesc Camila Argenta.

Sobre o Grupo Fora

O grupo realiza estudos e mapeamento de terrenos baldios, acompanhados de ações, intervenções e reflexões desde 2010, em Florianópolis.

Com atuação marcada pelos cruzamentos entre arte, arquitetura, marcenaria e design, o grupo aposta na apropriação experimental e efêmera de espaços públicos e terrenos vagos, sem cercas ou muros, por meio de dispositivos como mobiliários, canteiros de plantas daninhas, pipas, cartazes, e ainda por meio da produção de eventos, piqueniques e festivais.

Em cada local, os artistas realizam as ações de acordo com as características e o contexto do espaço a ser utilizado. A convivência nos terrenos possibilita o contato e a troca de experiências com a população e conduz a outros processos de interação coletiva.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h