Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/10/2014-18h01

Acadêmicos da Udesc participam de campanha mundial de combate ao acidente vascular cerebral

Pacientes com sequelas de AVC foram orientados por alunos de Fisioterapia - Foto: Luiz Philipp

Estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveram ações de conscientização sobre os riscos do acidente vascular cerebral (AVC) como parte da programação do Dia Mundial do AVC nesta quarta-feira, 29.

A iniciativa foi do programa de extensão Atenção à Saúde a Pessoas com Sequelas de AVC, que realiza atendimentos no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Pacientes que já participam programa tiveram uma palestra sobre prevenção do acidente vascular cerebral, que é popularmente conhecido como derrame e pode ocorrer em adultos e crianças. 

O público foi alertados sobre os fatores de risco, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, hereditariedade, álcool e cigarro, e recebeu informações de prevenção, além de compartilhar suas experiências e seus dramas pessoais. Os alunos também distribuíram folhetos educativos.

Atendimento

O programa Atenção à Saúde a Pessoas com Sequela de AVC avalia necessidades da população residente em três bairros da região continental de Florianópolis: Vila Aparecida, Abraão e Estreito.

A equipe realiza visitas para descobrir pacientes com o problema, avalia o nível de incapacidade deles, oferece orientação domiciliar e estabelece o tipo de assistência mais adequada.

Além das visitas diagnósticas e da avaliação funcional dos pacientes, o programa oferece a prática de atividades física para pessoas com sequelas de AVC e terapia em grupo, com atividades orientadas para recuperar movimentos perdidos em decorrência do derrame.

Para participar do programa, é preciso estar cadastrado nos postos de saúde dos bairros, que indicam os pacientes para a visita da equipe do programa de extensão. Algumas atividades ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia e em outros espaços da Udesc Cefid.

É possível reconhecer os sinais de um AVC pelo teste Samu:
  • Sorriso: peça para pessoa sorrir e repare se a boca está torta;
  • Abraço: peça para a pessoa erguer os dois braços e verifique se tem dificuldade;
  • Música: peça para cantar uma música e repare se a fala está arrastada;
  • Urgente: se você identificar qualquer um desses sinais, ligue urgentemente para o Samu (192). Quanto mais rápido o atendimento, menor o risco de sequelas.
Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Controle Motor (Ladecom), da Udesc Cefid, pelo e-mail ladecom.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3321-8609.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h