Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/03/2022-17h20

Ação da Udesc Alto Vale pretende digitalizar acervo histórico da colonização

Um dos focos é digitalizar acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática - Foto: Reprodução
Um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pretende criar um banco de dados digital de documentos históricos guardados no Arquivo Público Municipal de Ibirama. Além de facilitar a consulta pela comunidade, o trabalho visa identificar as famílias de origem italiana que formaram o núcleo colonial Hamônia, no Vale do Itajaí, no final do século 19.

Coordenado pelo técnico universitário Rafael Rossi Schafer, o projeto "Participação da cultura italiana na colonização do município de Presidente Getúlio promovida pela Companhia Colonizadora Hanseática" conta com recursos do Edital 2021/2022 Campus de Cultura Udesc. Também participa da iniciativa o acadêmico bolsista Wilton da Costa Moreira Júnior.

Segundo Schafer, um dos focos é digitalizar parte da documentação da Sociedade Colonizadora Hanseática. O trabalho conta com a parceria do Arquivo Público Municipal de Ibirama, órgão ligado ao Departamento de Cultura de Ibirama.

Valor histórico e legal

 "É inestimável o valor histórico de mapas, livros e documentos que podem servir de pesquisa, tanto para a comunidade conhecer melhor sua história, quanto para outros interessados. Muitos arquivos ainda são correntes, como mapas de lotes, rascunhos e mapas das demarcações feitas a partir de 1897, dois anos após a sociedade fechar contrato com o Governo do Estado e iniciar atividades na região", destaca o pesquisador.

Para a responsável pelo Arquivo Público de Ibirama, Sandra Maria Secchi, além de facilitar a consulta ao disponibilizar os materiais em formato digital, a pesquisa também é uma forma de "salvaguardar documentos históricos que são únicos e, pela fragilidade, não devem ser manuseados com frequência".

Etapas

Schafer conta que o primeiro passo será gerar um banco de dados digital do acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática, especialmente a partir dos livros de registro das vendas dos lotes - um patrimônio físico composto por documentos com mais de 100 anos. "Essa parte está em andamento, já estamos com mais de mil imagens em formato digital", afirma.

Uma etapa posterior analisará a participação da cultura italiana na formação de Presidente Getúlio desde o início da colonização, no final do século 19, até 1930. Um dos objetivos é identificar quantas famílias adquiriram terras no município.

Palestras

No decorrer do projeto, também estão previstas duas palestras, uma sobre a imigração e outra sobre os dialetos italianos falados no Alto Vale do Itajaí. As apresentações contam com a parceria do Circolo Trentino di Presidente Getúlio e destacarão, para a comunidade acadêmica da Udesc Alto Vale e o público da região, a importância da manutenção desses dialetos como elemento cultural e social.

O principal objetivo das ações é valorizar a cultura italiana no Vale do Itajaí, em especial na microrregião Vale Norte, e conscientizar a população de todas as faixas etárias sobre a necessidade da preservação e da transmissão do seu patrimônio linguístico.

Além de Presidente Getúlio e Ibirama, a comunidade de descendentes de italianos na microrregião Vale Norte está presente nos municípios de José Boiteux, Witmarsum, Vitor Meireles e Dona Emma.

Sobre a sociedade

A Sociedade Colonizadora Hanseática foi uma das agências de imigração responsáveis pela colonização das terras catarinenses. Atuou, entre outras regiões, na colônia Hamônia, que atualmente inclui Ibirama e municípios adjacentes.

Após a falência e o fechamento da sociedade, toda a documentação que dizia respeito ao escritório no núcleo colonial de Hamônia foi para o Arquivo Público Municipal de Ibirama. O acervo é composto por mapas, livros de registro de venda de terras, recibos de quitação, títulos de terra e outros, que compõem o patrimônio histórico do período de colonização dessas terras.

Mais informações podem ser obtidos pelo e-mail rafael.schafer@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Um dos focos é digitalizar acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática
  • Acadêmico bolsista Wilton da Costa Moreira Júnior e responsável pelo Arquivo Público de Ibirama, Sandra Maria Secchi
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h