Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2020-17h18

Ação de extensão da Udesc “Trupe da Alegria” comemora 10 anos em setembro

Projeto integra o programa “Teatro e Infâncias” e realiza trabalho na formação continuada de professoras do município de Florianópolis

Integrantes da Trupe no espetáculo "A Fantástica Exposição de Zeca" (2019). Foto: Daniel Pereira.
Em setembro a Trupe da Alegria, grupo de teatro formado por profissionais da Educação Infantil, do município de Florianópolis, comemora 10 anos de existência. Inserido como ação de extensão do programa "Teatro e Infâncias" do departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já teve em seu percurso, aproximadamente, a participação de 70 docentes.

O grupo teatral formado por profissionais da educação do município de Florianópolis (SC) é dirigido pelo professor de teatro Diego de Medeiros Pereira, que com suas atividades de formação continuada e apresentação de espetáculos realiza o trabalho.

Desde sua fundação, em 2010, o grupo elaborou e apresentou cinco espetáculos voltados ao público infantil, apresentando-se para mais de 10 mil crianças, em cerca de 60 Núcleos de Educação Infantil, de Florianópolis. A Trupe é composta, atualmente, por 23 profissionais da Educação Infantil e tem como intuito realizar uma formação de público a partir de trabalhos artísticos voltados ao universo das crianças, ao mesmo tempo em que aborda questões pedagógicas advindas do contexto em que as participantes da Trupe atuam.

Como tudo começou

O objetivo, em 2010, foi o de reunir docentes da Educação Infantil, em Florianópolis, que tivessem interesse na formação continuada em Teatro. Para encontrar candidatas, Diego elaborou, após contato com a prefeitura de Florianópolis, um processo de chamada aberta, no qual foram enviadas cartas às unidades de ensino. Com isso, dezenas de professoras compareceram à seleção e participaram da formação, que gerou a produção de um espetáculo e, desde então, o projeto está ativo. “É o projeto da minha vida, é um grande encontro entre o Teatro e a Pedagogia e as possibilidades dele com e para crianças. Depois de 10 anos dizemos que a Trupe é uma família, é mais que um grupo”, acrescenta Diego.

Atualmente a Trupe da Alegria é a ação principal do programa de extensão “Teatro e Infância” e o seu o impacto é bastante grande já que, a partir dele, quase 70 profissionais tiveram a chance de mudarem seus olhares sobre o teatro e, com ele, aprenderam como trabalhar e explorar essa linguagem.

Uma das integrantes da trupe, a professora Danielle Jorge Horn, conta que sempre teve interesse na área e em sua infância estava sempre envolvida com o teatro, especialmente na escola. Ela fala que quando soube do processo seletivo, logo se inscreveu, por ser, segundo ela, “uma excelente oportunidade de aprender e explorar mais esse mundo”, além de poder adquirir conhecimentos para desenvolver no cotidiano da sala de aula. “Tenho uma formação escolar tradicional onde o teatro era um texto decorado e os adultos coordenavam os movimentos. As experiências que tenho vivido na Trupe me mostram que ele vai muito além”, finaliza.

Outra integrante é a professora Marcia Mesquita Grault, que participa do projeto desde o início. Ela fala sobre a relevância da ação, após 10 anos de trajetória: “a Trupe é como uma casa para mim e faz parte da minha história como educadora.”

No projeto, as integrantes já contaram, também, com aulas de música, instrumentos musicais, trabalhos com reciclagem, oficina de maquiagem, além da possibilidade da troca de experiências que ocorrem sempre entre as integrantes.

Projetos futuros

Com a pandemia da Covid-19, os planos da Trupe foram afetados. O grupo iniciou 2020 com grandes expectativas e planejando um novo espetáculo, que teve de ser adiado. Enquanto não podem se encontrar, têm sido realizados encontros virtuais e vídeos com personagens representados em espetáculos anteriores. Os planos são retomar os encontros presenciais assim que possível e seguro para continuar levando arte, informação e diversão para as crianças.

Vídeo em comemoração aos 10 anos

Para a comemoração dos 10 anos, a Trupe fez um vídeo, diponível no Facebook do grupo, que traz as lembranças de alguns personagens e dos espetáculos vivenciados. De acordo com o professor Diego, a ideia é produzir mais um vídeo que conte um pouco mais da história do grupo.

Conheça mais sobre os trabalhos da Trupe da Alegria, por meio das redes sociais, Instagram e Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

*Esta matéria foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Marcela Hoffman Catelan, sob supervisão e edição da jornalista Heloíse Guesser.




galeria de downloads
galeria de imagens
  • TrupeDaAlegria
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h