Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/02/2023-17h53

Ações de extensão universitária da Udesc Esag buscam ampliar colaboração em 2023

Coordenadores de extensão tiveram aula de arquearia com o projeto  Pa-Kua Udesc, como atividade de imersão - Fotos: Udesc Esag/DEX
Coordenadores das ações de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) começaram o ano letivo de 2023 com uma manhã de imersão para promover a colaboração entre os diferentes programas e projetos. Organizado pela Direção de Extensão, o DEX Day reuniu o grupo na última sexta-feira, 24, na Sala Dinâmica da Biblioteca Central do campus.

A Udesc Esag conta hoje com 11 programas ou projetos isolados de extensão, que levam o conhecimento produzido na universidade para fora de seus muros, na forma de serviços. As ações são tão variadas como consultorias a órgãos públicos, empreendedorismo social, educação para crianças e para maiores de 45, apoio à inovação social, estudos com indicadores municipais, sustentabilidade e até um podcast sobre intercâmbio estudantil.

De acordo com a diretora de extensão da Udesc Esag, Patrícia Vendramini, “a proposta do encontro foi de criar uma sinergia entre os coordenadores para que eles pudessem conhecer melhor uns aos outros e os projetos definidos para este ano.”

Imersão e conexão

Os coordenadores das ações começaram o encontro com uma oficina de arquearia, com o servidor Rogério Bodemüller Junior, do programa Pa-Kua Udesc. “A ideia foi gerar concentração, foco e direcionamento de energia para aquilo que cada um se propôs”, explica Patrícia. “Foi muito legal, o pessoal curtiu bastante”.

Em um segundo momento, todos os coordenadores participaram de uma atividade em que apresentaram seus projetos a partir de duas ou três palavras-chave escolhidas por eles mesmos para identificar ali as ações prioritárias do ano. Com isso, eles tiveram vários insights sobre seus próprios projetos ou formas de um apoiar o outro. 

A coordenadora de extensão da Udesc Esag, Mariana Ribeiro, que organizou o Dex Day, avalia que o resultado do encontro foi enriquecedor. "Ver o impacto significativo das ações na vida dos nossos estudantes e da sociedade faz tudo valer a pena", garante Mariana. "Preparar um momento tão especial como o Dex Day foi extremamente gratificante".

Proex

O encontro também contou com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, professor Alfredo Balduíno Santos (que falou sobre a proposta de reajuste das bolsas de extensão), e o coordenador de extensão da Proex, Eduardo Jara (que também coordena o programa Esag Kids).

Conheça aqui as ações de extensão da Udesc Esag.

Para mais informações, fale com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina de Arquearia com o Pa-Kua Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h