Mary Celia, da Udesc Cead, esteve na Universidade
Ca´Foscari de Veneza em 2024 - Fotos: Arq. Pessoal
A acadêmica
Mary Celia Guirado, do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estudou durante o segundo semestre de 2024 na
Universidade Ca' Foscari de Veneza, na Itália, com apoio do Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) Internacional.
Aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, na ênfase Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ela conta que a experiência marcou um diferencial em sua trajetória acadêmica e pessoal.
"Acredito que a gestão das mudanças climáticas e da sustentabilidade é crucial para o Brasil e para o mundo. Um dos objetivos da Ca' Foscari é ser um ponto de investigação científica sobre o tema da sustentabilidade", destaca a acadêmica, que faz sua segunda graduação e tem duas especializações.
Mary estuda no polo de Florianópolis e, nos seis meses que passou em Veneza, além das aulas das disciplinas (com temas como mudanças globais e sustentabilidade) e de italiano, participou de diversas atividades extraclasse.
Ações ambientais
Dentre elas, as ações do projeto Uni CleanUp Venice, desenvolvido pela Universidade Ca' Foscari, a Universidade Iuav e o Centro Universitário Esportivo (CUE Veneza).
"O grupo foi criado com o objetivo de proteger e limpar as zonas lagunares de resíduos, além de sensibilizar os participantes sobre o impacto das ações no ambiente e a importância de adotar comportamentos sustentáveis. Os voluntários remam em um Dragon Boat até áreas com acúmulo de resíduos e fazem a coleta", relata.
Ela conta que o cotidiano na cidade histórica italiana incluía o convívio na residência estudantil, as atividades na universidade e a caminhada diária entre os dois locais, de aproximadamente seis quilômetros.
Mobilidade
"Veneza é uma cidade sem carros, o que realmente muda nossa percepção de mobilidade. Usamos sempre o transporte público, o barco ônibus, o vaporetto. E ficamos sempre alerta à acqua alta, quando a água sobe e recebemos o alerta pelo celular com o roteiro de onde evitar, onde tem passarela."
Praticante de canoagem, a estudante fez aulas da modalidade na universidade italiana, e também de "voga veneta", a gôndola veneziana. Também foi a eventos culturais como o Festival de Cinema de Veneza.
Ela lembra que o intercâmbio, no entanto, começou com uma situação difícil: ela teve dificuldades para definir sua moradia por ter mais de 30 anos e estar fora da faixa etária mais procurada pelos colegas. Mary chegou a escrever uma carta à reitora da Universidade Ca' Foscari de Veneza sobre o problema, que acabou resolvido.
Já na residência estudantil, ela conta que teve "um convívio bem bacana e tranquilo com jovens de vários países e idades, que diziam não sentir diferença em conviver com outras faixas etárias". "Principalmente as meninas que dividiram quarto comigo, uma jovem da Armênia e outra da Suécia."
Inclusão
Para Mary, a situação evidenciou mais um diferencial da universidade estadual catarinense: "Algo que eu considero fantástico na Udesc Cead é essa característica inclusiva: por ser um curso na modalidade EAD, temos colegas de todas as idades."
"Super recomendo aos colegas que tentem fazer intercâmbio pelo Prome Internacional. Foi muito bom! A Udesc Cead oferece grandes oportunidades, sou fã", conclui.
No primeiro semestre deste ano, a Universidade Ca' Foscari de Veneza recebeu outra estudante da Udesc Cead pelo Prome Internacional: Patrícia Trentini Linhares, também do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
O programa está com inscrições abertas até dia 26 para duas vagas, voltadas a estudantes de graduação da Udesc Cead, para intercâmbio no exterior em 2026. Acesse o edital e outras informações no
site da Direção de Ensino de Graduação (DEG).
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454