Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2022-17h51

Aluna da Udesc Lages recebe prêmio em congresso nacional sobre animais selvagens

Trabalho de Bárbara Corbellini Rovaris foi eleito segundo melhor do evento - Foto: Divulgação
As acadêmicas Mônica Buoso de Souza e Bárbara Corbellini Rovaris, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, apresentaram quatro trabalhos no 30º Encontro e 24º Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas), em São José dos Campos-SP, de 11 a 14 de outubro.

O trabalho de Bárbara foi considerado o segundo melhor do evento e ela recebeu o Prêmio Abravas "Adauto Nunes". O estudo teve como tema "Determinação de Dose Segura de Acepromazina para Gerbil (Meriones unguiculatus)". O gerbil, ou esquilo da Mongólia, é um pequeno roedor, comum como animal de estimação.

A acepromazina é uma substância que possui efeitos calmantes no Sistema Nervoso Central e é um dos fármacos mais usados para medicações pré-anestésicas e tranquilizantes. A administração em gerbilos é contraindicada em função do alto risco de convulsões. O objetivo do trabalho de Bárbara é determinar uma dose segura de acepromazina para os gerbilos.

Os outros trabalhos apresentados tiveram como tema: "Avaliação Analgésica e Sedativa de Dois Protocolos Anestésicos em Gerbilos Submetidos à Orquiectomia Eletiva"; "Manejo Nutricional de Filhotes de Gambá-de-Orelha-Branca (Didelphis Albiventris) Recebidos no Setor de Atendimento e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade do Estado de Santa Catarina"; e "Aborto Induzido em Mazama Gouazoubira (Artiodactyla: Cervidae) sob Síndrome Miopatia de Captura".

As acadêmicas integram o Setor de Animais Silvestres do Hospital de Clínica Veterinária (HCV) da Udesc Lages, coordenado pelo professor Aury Nunes de Moraes. A elaboração dos trabalhos teve a participação de todos os membros da equipe, que é constituída por alunos de graduação em Medicina Veterinária, residentes e mestrandos em Ciência Animal.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h