Acadêmica Kátia Speck recebeu prêmio pela Modalidade
Digital – Categoria 2. Foto: Divulgação
A aluna Kátia Speck, do curso de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu na última quinta-feira, 2, um dos prêmios de fotografia da 22º Maratona Fotográfica de Florianópolis. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes.
A premiação dos vencedores foi realizada junto à abertura da exposição com as fotografias vencedoras, que ficará aberta para visitação até 17 de julho, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis.
A maratona deste ano, que ocorreu nos dias 9 e 10 de abril, teve o tema “É assim que eu vejo” e contou com a participação de mais de 400 fotógrafos. A competição foi dividida por categorias: filme, digital, e infanto-juvenil.
A estudante da Udesc ficou em 1º lugar na categoria 2 da modalidade digital, com um conjunto de 12 fotografias. Kátia conta que participou do concurso em 2014 e teve uma fotografia selecionada. Neste ano, com base no tema, ela resolveu trabalhar sua visão sobre como a sociedade lida com a tecnologia, e realizou um conjunto de 12 fotos.
“Resolvi utilizar a moldura de uma televisão antiga em cada uma das fotografias. Acredito que atualmente as pessoas estão extremamente alienadas. É como se reparassem no mundo apenas através da tela de seus celulares, notebooks e televisores, porém, muito do que elas buscam como belas paisagens, pessoas interessantes e etc, nós temos aqui no mundo exterior. Minha intenção foi justamente colocar essa falsa impressão de uma tela, para ver se assim as pessoas reparam mais no que temos aqui”, conta.
Exposição divulga fotos premiadas
A exposição, que mostra o trabalho dos 29 fotógrafos profissionais e iniciantes, vencedores nas modalidades filme, digital e infanto-juvenil, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Com 116 fotografias, selecionadas entre mais de cinco mil imagens, a exposição foi organizada de acordo com a premiação dos dois conjuntos (primeiro e segundo lugar) nas modalidades filme/analógica, digital/categoria 1 e digital/categoria 2. O evento traz também os quatro conjuntos na modalidade infantojuvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos; 10 a 12 anos; 13 a 15 anos e 16 a 17 anos, além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades.
O concurso fotográfico, realizado desde 1995 como parte das comemorações do aniversário da cidade, reuniu 438 participantes, que tiveram 30 horas para registrar imagens de forma sequencial, conforme subtemas divulgados pelo concurso.
Frestas da cidade; juventude; suor sagrado; ruas que se destacam; vida familiar; o mar e seu entorno; natureza x crescimento do bairro; gente da terra; trilhas secretas; rodando pela cidade; ruínas urbanas; e singular, foram os temas propostos na modalidade filme e digital. Na moda infantojuvenil os participantes registraram seis subtemas: o passado; o futuro; de cima para baixo; vida simples; gente da terra e lugar que eu gosto. Os vencedores do concurso vão dividir premiação de mais de R$ 20 mil.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350