Daniel Recebendo o prêmio
O acadêmico Daniel Corrêa de Araújo Amélio, estudante do curso de Licenciatura em Química e aluno de iniciação científica do departamento de química da Udesc Joinville, conquistou o prêmio de “Melhor Pôster na Sessão de Ensino de Química Orgânica e Produtos Naturais” no Trigésimo Encontro de Química da Região Sul, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024 em Blumenau, SC. O trabalho apresentado tem como base o trabalho de mestrado da Mestranda Manoella de Lima, realizado sob orientação do professor Samuel Rodrigues Mendes.
Daniel apresentou em forma de banner o trabalho intitulado “Calcogenação Direta da Ligação C(sp2)-H da Quinolina via eletrossíntese”, que é realizado em conjunto com a mestranda no Laboratório de Síntese o Catálise – SINCA, da UDESC Joinville, desde o primeiro semestre de 2023. O objetivo é realizar, utilizando uma metodologia eletrossíntética, a adição de selênio à molécula de Quinolina, tendo em vista que tanto compostos que a contém em sua estrutura quanto compostos com selênio são conhecidos e cada vez mais estudados por seu grande potencial farmacológico.
A eletrossíntese é uma metodologia alternativa à síntese orgânica clássica que vem sendo cada vez mais estudada, ao passo que apresenta menor custo e gera menos danos ao meio ambiente em relação à síntese tradicional. Nesse sentido, estudos futuros serão realizados para investigar as atividades biológicas do produto obtido nessa reação.
Daniel ficou feliz em receber o prêmio e agradeceu a todos os envolvidos. “Para mim o prêmio simboliza não apenas o empenho que eu e a Manoella temos dedicado à pesquisa, mas também o reconhecimento do potencial do nosso trabalho em contribuir para a ciência e inspirar maneiras diferentes de pensar em síntese orgânica. Sendo assim, foi uma honra representar meu grupo de pesquisa e a Udesc em um evento de tamanha relevância”, destacou Daniel.
Assessoria de comunicação da Udesc Joinville
Email: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882