Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2013-16h12

Aluno de Piano da Udesc é premiado em concurso latino-americano de música

Schlichting começou estudos aos 9 anos e está na sexta fase da graduação - Foto: Divulgação

O aluno Felipe Schlichting, do curso de Bacharelado em Piano do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina, conquistou o primeiro lugar na categoria "Piano Solo" do 32º Concurso Latino-Americano Rosa Mística, realizado em 5 e 6 de outubro, em Curitiba.

O evento é uma competição musical na qual participam candidatos de toda a América Latina, subdivididos por faixa etária e concorrendo nas modalidades "Piano Solo", "Violão Solo", "Duos" e "Conjuntos de Câmara".

Schlichting atualmente cursa a sexta fase da graduação e tem, como orientador, o professor Luís Cláudio Barros. Para o acadêmico, o resultado obtido foi um reconhecimento pelos anos investidos no estudo do instrumento e um incentivo para se dedicar ainda mais.

O graduando afirmou também que o resultado comprova a boa formação recebida na universidade: "Destaco o corpo docente de alto nível e os pianos de cauda adquiridos recentemente, que permitem trabalhar no nível de refinamento artístico necessário em competições como esta".

Apesar de ter sido o campeão na sua categoria, Schlichting acredita que as competições não servem prioritariamente para se fazer música, mas sim como um incentivo para o estudo e para conhecer músicos de outras cidades.

Para o aluno, o maior prêmio é sentir o prazer ao apresentar uma peça, ao "passar uma mensagem para a plateia". No momento, o foco dele é o estudo do seu novo repertório. Ele pretende apresentar um recital na Udesc Ceart ainda neste semestre, com peças para piano solo e música de câmara.

Sobre o acadêmico

Natural de Florianópolis, Schlichting iniciou seus estudos no piano aos 9 anos, tendo aulas com Álvaro Guimarães Vieira da Silva e Luciana Goss. Apesar de ter começado cedo, o estudante não enxergava o hobbie como uma profissão.

"Eu era uma criança e tocava apenas pelo prazer de tocar, de explorar os sons do piano e decifrar os símbolos desse mundo que me era apresentado. Hoje vejo diversas possibilidade de atuar profissionalmente: dar aulas, realizar concertos, acompanhar outros músicos, fazer pesquisa, apenas para citar algumas", comenta.

Apresenta-se constantemente em recitais de piano e música de câmera da Udesc. É bolsista da oficina de piano do programa de extensão Pianíssimo, da Udesc, ministrando aulas de piano para crianças de 7 a 11 anos, além de desenvolver trabalhos sobre a elaboração de material didático para o ensino instrumental infantil.

Em 2013, idealizou com Mariana Tabacow o primeiro "Piano Autoral", recital no qual alunos, ex-alunos e professores da Udesc tocaram peças próprias. Atuou também acompanhando cantores no projeto "Modinhas Brasileiras", do programa de extensão Viva Voz , também da universidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h