Renata Sorrah durante cena da peça - Foto: Sandra Delgado/Companhia Brasileira de Teatro
Fernando Marés, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi um dos contemplados na 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro. Marés foi premiado na categoria de melhor cenário pelo trabalho desenvolvido no espetáculo "Esta criança", da Companhia Brasileira de Teatro. A premiação ocorreu no fim de março, em cerimônia no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
"Acho que esse prêmio foi um reconhecimento tanto por esse trabalho como também pela trajetória de toda a equipe. Claro que fico feliz, mas tendo a consciência que uma peça de teatro se faz com todos e com o público", diz Fernando Marés, que já recebeu outros prêmios e indicações pela cenografia de espetáculos.
O acadêmico, que se graduou em 2009 no
curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Udesc, atua profissionalmente na área desde 1980, e desenvolve trabalhos com a Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, há sete anos. Na peça "Esta criança", dirigida por Marcio Abreu – e com a atriz Renata Sorrah integrando o elenco – Marés utilizou no cenário uma estrutura assimétrica que invade a plateia do teatro.
"Para 'Esta criança', deveria haver um lugar que desse conta de dez cenas, todas interiores com conflitos extremos entre pais e filhos. Uma reflexão sobre o espaço do palco levou dessa vez para uma 'invasão' da área da plateia, o que acompanha a fala da direção do espetáculo em compartilhar aqueles estados com o público", afirma.
No mestrado da Udesc, Marés desenvolve pesquisa sobre a cenografia como linguagem, sob orientação da professora Fátima Costa de Lima.
Sobre o prêmio
A seleção foi realizada por um júri formado por Ana Achcar, atriz, professora e pesquisadora teatral; Bia Junqueira, cenógrafa; João Madeira, diretor do grupo AfroReggae; Macksen Luiz, crítico teatral; e Sérgio Fonta, dramaturgo, diretor e ator.
O Prêmio Shell de Teatro foi criado em 1988 para contemplar anualmente artistas e espetáculos de melhor desempenho nas temporadas teatrais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O prêmio contempla nove categorias: Autor, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Iluminação, Música, Figurino e Especial.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350