Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2021-17h46

Alunos da Udesc Esag prestam consultoria para Secretaria de Desenvolvimento Social

Professoras Sulivan Fischer (embaixo, à direita) e Ivoneti Remos  (acima, à esquerda), em reunião com os alunos por vídeo - Foto: Reprodução
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, iniciaram nesta quinta-feira, 18, um trabalho de consultoria para atender cinco demandas apresentadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS). Os grupos de estudantes tiveram a primeira reunião de trabalho, on-line, com os gestores da secretaria.

A atividade envolve uma turma de 35 estudantes da última fase do curso de Administração Pública da Udesc Esag. As consultorias são desenvolvidas como atividade da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, ministrada pela professora Sulivan Fischer, que neste semestre letivo conta com o apoio da professora Ivoneti Ramos na orientação de um dos cinco grupos de alunos.

Conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag
udesc.br/esag/administracaopublica

A SDS apresentou as demandas no fim de 2020. No início deste mês, os estudantes foram divididos em grupos para trabalhar em cada uma delas. Na manhã desta quinta-feira, “cada grupo teve uma reunião por videoconferência com o gestor da demanda, com  o objetivo de formar o diagnóstico”, explica a professora Sulivan Fischer, que coordena as atividades.

As demandas envolvem a área de direitos humanos, que está sob responsabilidade da SDS no Estado. Elas são relacionadas à garantia de direitos das mulheres, atendimento de imigrantes e políticas voltadas aos idosos. Os resultados serão apresentados até o fim do semestre letivo, em abril.

Consultorias

Uma das demandas da SDS envolve as emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual A ideia é desenvolver um modelo orientador para garantir recursos para a área de direitos humanos, especialmente para os pequenos municípios catarinenses (mais de 70% deles tem menos de 20 mil habitantes).

A demanda da SDS neste caso envolve uma pesquisa de boas práticas no uso de emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual, com recursos direcionados à área. Também inclui formas de prestar suporte aos municípios, por meio de capacitações. Os alunos terão orientação das professoras Sulivan Fischer e Ivoneti Ramos, que leciona sobre finanças públicas.

Os outros grupos atuarão em temas relacionados à proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres; mapeamento da rede de serviços para atendimento aos imigrantes; criação de um guia explicativo para doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e elaboração de projeto para a Política do Idoso.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h