Estudantes de enfermagem ensinaram atendimentos de urgência que
podem ocorrer em atividades ao ar livre - Divulgação
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram no último fim de semana do curso técnico “Padrões de Acampamento” do Grupo Escoteiro Xapecó. Sete alunos do curso de graduação em Enfermagem da Udesc Oeste ministram por uma capacitação em primeiros socorros, no sábado e domingo, 2 e 3, na sede do grupo escoteiro, em Chapecó (SC).
O curso reuniu 37 chefes de grupos escoteiros do Meio-Oeste de Santa Catarina, com o objetivo de qualificar os participantes sobre práticas seguras e organizadas de acampamento, além de desenvolvimento técnico e troca de experiências.
A capacitação foi ministrada por estudantes de enfermagem que participam do programa de extensão universitária
Educação em Primeiros Socorros e Desastres e da Liga Acadêmica de Simulação em Saúde e Emergências (Lasse), ambos da
Udesc Oeste, sob coordenação da professora Sandra Marin.
Teoria e prática
Os chefes escoteiros aprenderam na teoria e na prática os principais atendimentos de urgência que podem ocorrer em atividades ao ar livre. Foram realizadas simulações com o uso de bonecos e materiais específicos.
Entre as situações para as quais eles foram preparados estão os procedimentos adequados em casos de engasgo, parada cardiorrespiratória, fraturas, luxações, entorses, ferimentos, sangramento nasal, convulsões, desmaios e picadas por animais peçonhentos.
“Essa é uma ação que reforça o compromisso da Udesc com a extensão universitária e com a formação de cidadãos preparados para agir em situações de emergência”, afirma a professora e enfermeira Sandra Marin. “É uma iniciativa que fortalece o vínculo entre a universidade e comunidade”.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006