Para doar, é preciso cumprir requisitos - Foto: Divulgação
Na última sexta-feira, 22, acadêmicos do
Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, compareceram ao Centro de Hematologia e Hemototerapia (Hemosc) de Joinville para doar sangue.
Coordenada pelo professor Fábio Manoel Caliari, a iniciativa teve a participação do Diretório Acadêmico Vinte e Três de Setembro (Davis), da Udesc Planalto Norte, e o apoio logístico dos bolsistas Ludmilla Fagundes de Oliveira, Débora Fernanda Hümmelgen, Guilherme Fracarolli e Filipe Sanches.
Caliari espera que a ação sirva de exemplo para muitas pessoas e afirma que ela será repetida outras vezes pela comunidade acadêmica do centro. "Doar sangue é um ato simples e seguro que não provoca prejuízo à saúde", destaca.
A aluna Débora, que faz o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e foi um dos doadores, conta que a doação de sangue feita por desconhecidos já salvou a vida da mãe dela. "Por isso, pretendo continuar doando, incentivando e orientando os outros a doarem", diz.
Para a estudante Suelen Largura, também de Sistemas de Informação, doar sangue significa prezar pela vida do próximo. "Hoje eu estou doando, mas amanhã posso estar recebendo", lembra.
Para doar, basta estar em boa condição de saúde, ter peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Mais informações podem ser obtidas no
site do Hemosc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143