Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2015-13h00

Alunos de Administração Pública da Udesc conhecem modelo de casa ecologicamente sustentável

Participaram da visita alunos do primeiro termo, pela disciplina Administração Publica e Sociedade. Fotos: Divulgação
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visitaram na última quinta-feira, 22, um modelo de casa ecologicamente sustentável – a Casa Eficiente – criado em Florianópolis por uma parceria entre a Eletrosul, a Eletrobrás e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participaram da atividade cerca de 30 alunos do primeiro termo do curso, ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), acompanhados da professora Emiliana Debetir de Oliveira, que leciona a disciplina de Administração Publica e Sociedade.

Projetada para ser uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais, a Casa Eficiente funciona como ambiente para demonstração e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Entre os recursos que possui, estão a geração de energia fotovoltaica interligada à rede e estratégias passivas de condicionamento de ar, aquecimento solar e uso eficiente da água, como aproveitamento da chuva e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo.

A casa foi construída com materiais de baixo impacto ambiental – como madeira de reflorestamento autoclavada, telha cerâmica e concreto produzido a partir de entulho, entre outras – e tem um jardim no teto, impermeabilizado com manta asfáltica.

Consumo consciente

Segundo a professora Emiliana, a visita buscou instigar nos estudantes a reflexão sobre o consumo consciente e a simplicidade voluntária, uma vez que a disciplina aborda temas como o atual paradigma do consumo, a racionalidade econômica e a obsolescência programada e perceptiva, bem como possibilidades de mudança deste modelo. 

A Casa Eficiente foi desenvolvida pela Eletrosul e pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e pela UFSC, por meio do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações. Os estudantes foram recebidos na visita pela guia Gabriela Giordani.

Saiba mais no site da Casa Eficiente

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h