Baretta, acompanhado do pró-reitor Balduíno e diretor
Sousa, com presidente Nadal nesta terça - Foto: Div.
Os anteprojetos de lei que tratam da atualização do Valor Referencial de Vencimento (VRV), em 15,17%, e do auxílio-alimentação, em 39,54% por dia trabalhado, para os servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram enviados pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) no fim da tarde desta segunda-feira, 8.
Os anteprojetos foram assinados pelo governador de SC, Jorginho Mello, na tarde de segunda-feira, e o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Mendes, comunicou o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, sobre o envio deles à Alesc logo após serem protocolados no Legislativo.
O VRV foi protocolado como o
Projeto de Lei Complementar nº 008/2024, enquanto o auxílio-alimentação tramita na Alesc como o
Projeto de Lei nº 138/2024.
"Encerraremos a Gestão 2020-2024 com mais esta grande conquista, que é o envio dos dois projetos do governo para a Assembleia Legislativa. Nossos professores e técnicos, que trabalham arduamente pela excelência em ensino, pesquisa, extensão e processos administrativos, merecem a devida valorização que estamos obtendo agora", destaca o reitor.
"Foram inúmeras conversas e reuniões com os gestores do governo durante meses, desde o ano passado, para tratar dessas duas demandas dos servidores, o que demonstra, mais uma vez, o comprometimento da Gestão 2020-2024 com nossos professores e técnicos", afirma.
Articulação com deputados
Na última quarta-feira, 3, Baretta se reuniu com o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, para entregar o balanço da Gestão 2020-2024 da Udesc e pedir o apoio dos parlamentares no trâmite e na aprovação das duas demandas. Uma nova visita aos deputados está sendo realizada pelo reitor agora, nesta terça-feira, 9.
"Já estamos em contato com as comissões da Assembleia para tratar dos dois projetos de lei e articular a celeridade da tramitação deles", ressalta Baretta, que está sendo acompanhado nesta terça-feira pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos; pelo diretor-geral do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc (CCT), Antonio Heronaldo de Sousa; e pela técnica universitária Valdirene de Avila.
Ganho real na atual gestão da Udesc
A inflação acumulada na atual gestão da Udesc entre abril de 2020 e dezembro de 2023 totalizou 26,64% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando os índices de alteração do VRV conquistados pela Gestão 2020-2024, de 19% a partir de janeiro de 2022 e de 15,17% que será aplicado assim que for aprovado na Alesc, a alteração do VRV acumulada no período chegará a 37,05%.
Desse modo, com a aprovação dos projetos, o ganho real de abril de 2020 a dezembro de 2023 para os servidores da Udesc será de 8,22%, na comparação das duas alterações do VRV com a inflação acumulada nesse período.
"Além desse ganho real no VRV, teremos atualização expressiva no auxílio-alimentação, de quase 40%, o que valoriza ainda mais o trabalho realizado pelos nossos professores e técnicos em prol da Udesc, que é a universidade pública, estadual e gratuita de Santa Catarina", comemora o reitor Baretta.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009