Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/09/2020-13h38

Aplicativo da Udesc Cefid auxilia no tratamento de paciente com fibrose cística

Ferramenta foi criada por estudantes e docentes que integram programa Brincando de Respirar - Arte: Div.
O programa de extensão Brincando de Respirar, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, lançou um aplicativo para auxiliar no tratamento a distância de pessoas com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas.

Criada por iniciativa de alunos e professores que integram o programa, a ferramenta visa complementar a assistência que a equipe presta gratuitamente, atendendo especialmente crianças e adolescentes, além de familiares e cuidadores de pacientes. Com a pandemia de Covid-19, o serviço tem sido feito a distância.

Acesse e instale o aplicativo. Veja também o passo a passo publicado pelo Brincando de Respirar no Instagram.

O uso do aplicativo é aberto aos interessados, mas alguns serviços são exclusivos para residentes de Santa Catarina. É possível criar uma conta para interagir com os recursos ou acessar como visitante.

Orientação

Na ferramenta, estão disponíveis conteúdos desenvolvidos pela equipe do programa, organizados em tópicos como terapia de lactentes, exercícios respiratórios, alongamento e mobilidade, brinquedos terapêuticos e terapia inalatória.

O aplicativo também tem áreas com planejamentos mensais dos pacientes do programa, mural para compartilhamento de mensagens e contatos da equipe.

"Com o início da pandemia, criamos três grupos de WhatsApp para prestar atendimento a distância para públicos de diferentes faixas etárias. Essa ferramenta vai facilitar o acesso às informações e a orientação remota de pacientes e de seus familiares e cuidadores", diz a coordenadora do Brincando de Respirar, Camila Schivinski.

Sobre o programa

Criado em 2010 e constituído, ao todo, por cinco projetos distintos, o programa oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

Fora da pandemia, os atendimentos são realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, na Capital. Com a suspensão das atividades presenciais, em março, a equipe buscou alternativas para manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa.

Além do aplicativo, durante o período de distanciamento social o suporte é feito por meio do telefone, da produção de vídeos e de publicações em redes sociais. O objetivo é manter a adesão ao tratamento, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.

As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.

Parcerias

Na Udesc Cefid, o Brincando de Respirar é ligado ao Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir) e ao Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp).

A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br.

Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ferramenta foi criada por alunos e docentes que integram o programa Brincando de Respirar
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h