Pesquisa apresenta um simulador de cadeira de
rodas em realidade virtual - Foto: Divulgação
Um artigo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi prêmiado no
Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada 2023, principal conferência sobre o tema no Brasil.
O trabalho "Ferramenta Virtual de Avaliação de Acessibilidade para Cadeiras de Rodas para Ambientes Virtuais: Projeto e Testes Preliminares" (em inglês, "Virtual Wheelchair Accessibility Evaluation Tool for Virtual Environments: Design and Preliminary Tests") foi premiado como "Melhor Artigo Curto".
Acesse o artigo.
A pesquisa foi conduzida em colaboração por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), e do Departamento de Engenharia de Petróleo (DEP), do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi).
São autores do estudo o pesquisador Érico Monteiro e o professor Marcelo Gitirana, do PPGDesign da Udesc Ceart, o docente Alexandre Campos Bonilla, do DEP da Udesc Balneário Camboríú, e o pesquisador Rafael Campos.
Simulador
O artigo apresenta um simulador de cadeira de rodas em realidade virtual, desenvolvido para avaliar a acessibilidade em ambientes virtuais.
Em resposta à crescente demanda por padrões globais mais rigorosos na inclusão de cadeirantes, o simulador busca fornecer dados para designers e arquitetos.
A pesquisa, ao analisar simuladores já existentes, destaca a importância da realidade virtual no contexto do design arquitetônico.
Além disso, enfatiza a necessidade contínua de aprimoramento do simulador como um instrumento fundamental para a melhoria da acessibilidade em projetos ambientais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
alexandre.campos@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009