Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2022-16h16

Atletas de equipe sub-12 da Udesc Cefid conquistam título estadual de basquete

Etapa final foi disputada em Brusque - Fotos: Divulg.
A equipe sub-12 do programa de extensão Basquetebol para Todos, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ganhou o título estadual de basquete masculino.

O programa é realizado em parceria com o Instituto Baby Basquetebol Cidadania (IBBC) e tem apoio da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

O título foi conquistado no último sábado, 26, em Brusque, cidade que sediou a fase final da competição. O troféu veio após três vitórias no quadrangular final contra equipes de Joinville e Brusque, além da Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação (Adiee), também da Capital.

Campanha

"As três vitórias na fase final selaram uma campanha muito positiva durante todo o campeonato, com oito vitórias e somente uma derrota em nove partidas", destaca o professor Osvaldo André Furlaneto Rodrigues, coordenador do Basquetebol para Todos.

A equipe também teve o atleta destaque da competição: Luke Brecip Villamin recebeu o prêmio de melhor jogador do campeonato. Luke é natural das Filipinas e reside em Florianópolis.

Equipe técnica

A equipe campeã foi comandada pela treinadora Thamiris Munique Lohmeyer e auxiliada pelo assistente Álvaro Alexandre Valladares Monteiro. O professor Gilberto Vaz, mentor e idealizador do IBBC, atua na coordenação técnica dos projetos.

Osvaldo Rodrigues destaca que, nos bastidores das equipes e dos projetos do Basquetebol para Todos, atua um "verdadeiro exército" de estudantes bolsistas de Educação Física e Fisioterapia, voluntários, professores colaboradores de parcerias externas e apoiadores da comunidade, como pais e responsáveis pelos alunos, que incentivam e fortalecem essa engrenagem vitoriosa. Ao todo, o programa atende cerca de 500 participantes.

Na Udesc Cefid, o Basquetebol para Todos também tem apoio da Direção de Extensão e, durante 2022, "contou com a ajuda das outras direções e setores que foram fundamentais nessa caminhada rumo ao título, atores importantes que contribuíram no processo dessa conquista estadual", afirma o professor.

Projetos e parcerias

No Basquetebol para Todos, as ações em parceria com o IBBC fazem parte do projeto Baby Basquetebol. "O IBBC é um grande parceiro nas iniciativas, que atendem gratuitamente crianças e adolescentes entre 4 e 19 anos, de segunda-feira a sábado", ressalta Osvaldo Rodrigues.

Além das iniciativas com jovens, o programa abrange outras sete ações de extensão com a prática do basquete, que envolvem os públicos master (masculino e feminino), oportunidades de praticar a modalidade nas praças de Florianópolis e o basquete em cadeira de rodas.

Dentre as empresas amigas do projeto, estão: Grupo Koerich, Honda Amauri, Orsitec, Trimania, Free Sport, Plastkolor, Antunes Materiais de Construção, Cesar Vaz Imóveis, Restaurante Point Burger.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Etapa final foi disputada em Brusque
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h