Estão sendo realizadas às terças-feiras, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aulas de biodança - do espanhol
biodanza, neologismo de “bio” (vida) com “danza” (dança) - na sala Básica 3. As aulas gratuitas iniciam às 19h, com 2h de duração.
A atividade, ministrada por Rejane Tanira Schreiber, aluna da Escola Catarinense de Biodanza, será realizada até julho e é focada principalmente na comunidade acadêmica da Udesc – servidores e alunos. Serão oferecidas 15 vagas e os interessados podem comparecer ao encontro na terça-feira.
Criada pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro, a biodança une fundamentos da biologia, antropologia e psicologia para auxiliar no tratamento de doenças motoras e aliviar o estresse, além de servir como exercício físico.
As sessões são divididas entre uma parte verbal, onde o instrutor explica aspectos teóricos da biodança e o grupo relata como foi a sessão anterior e seus efeitos ao longo da semana. Após a parte verbal, começa a parte prática, sistematizada numa sequência de músicas e exercícios conhecidos e estudados. A ordenação de músicas-exercícios é organizada na metodologia da sessão.
Entre os benefícios da prática estão: sensação de bem-estar; melhora da qualidade do sono; dissolução de tensões crônicas; fortalecimento do sistema imunológico; aumento da disposição para atividades; consciência corporal; desenvolvimento da habilidade de comunicação em grupo; entre outros.
As aulas fazem parte de trabalho de conclusão de curso desenvolvido por Rejane Tanira Schreiber, aluna da Escola Catarinense de Biodanza.
Serviço:
O QUÊ: Aulas de biodança.
QUANDO: Terças-feiras, às 19h, com encerramento em julho.
ONDE: Sala Básica 3 do Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis – SC.
QUANTO: Evento gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350