Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2022-12h18

Biblioteca Central da Udesc faz oficina gratuita de introdução à meditação budista na quinta

Na próxima quinta-feira, 13, das 14h às 17h, a Biblioteca Central (BC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), terá uma oficina criativa de introdução à meditação budista, ministrada pelo presidente da Sociedade Teosófica, Rafael Marques de Albuquerque.

Gratuita e aberta ao público, a atividade será na Sala Dinâmica da BC, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. As inscrições devem ser feitas pela internet. Acesse o formulário de inscrição.

A oficina visa introduzir à pratica de meditação budista, atividade que ajuda o praticante a ter emoções e atitudes mais construtivas e realistas em seu dia a dia. Serão emitidos certificados aos participantes.

Serão abordados temas como a história do Budismo; os objetivos e desafios da meditação; estágios e técnicas da meditação; mindfulness of breathing, metta-bhavana e vipassana, além da troca de ideias sobre meditação e contemporaneidade.

Sobre o palestrante

Rafael Marques de Albuquerque é mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutor em Educação pela Universidade de Nottingham. Docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é membro da Sociedade Teosófica desde 2012, Budista desde 2016, preside a Loja Teosófica de Florianópolis desde 2021. Desde 2014, ministra palestras sobre meditação e budismo, tendo se apresentado em encontros e retiros no Brasil, Inglaterra, Holanda e Índia.

Oficinas na BC

A coordenadora da BC, Letícia Lazzari, explica que as oficinas criativas fazem parte do projeto Biblioteca Portas Abertas da Udesc, que oferece apoio técnico, infraestrutura e equipamentos, além de divulgação e certificados para quem tiver interesse em ministrar cursos.

A seleção das propostas é feita pela equipe da biblioteca, de acordo com a disponibilidade de espaço, equipamentos, agenda e demanda da comunidade.

"Não há ajuda de custo para a realização das atividades e não é permitida a cobrança de taxas de inscrição e ingressos", explica Letícia.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto e pelo e-mail bc@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade gratuita tem inscrições pela internet
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h