Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/07/2022-18h36

Biblioteca Central da Udesc recebe exposição sobre escritor Lima Barreto

Obras de estudantes de História poderão ser vistas até 30 de agosto - Arte: Divulgação
Até 30 de agosto, a Biblioteca Central (BC), da Universidade de Santa Catarina (Udesc), recebe a exposição “100 + 100 e Lima Barreto: enfrentando os dilemas raciais e sociais de 22”. A exposição será aberta na terça-feira, 26 de julho, às 18h30min, no Hall da BC, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A mostra é fruto do trabalho de estudantes da primeira fase da disciplina Escritas da História I, do curso de História, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), sob curadoria da professora Ana Luíza Mello Santiago de Andrade e dos acadêmicos André Demetrio e Beatriz Bauer.

Segundo os acadêmicos, as obras apresentadas buscam fazer uma correlação entre trechos literários do autor Lima Barreto e o pensamento crítico de Darcy Ribeiro para entender o Brasil como problema.

Sobre o escritor

Lima Barreto (1881 – 1922), importante escritor modernista, do Rio de Janeiro, construiu e escreveu em seus personagens uma contundente crítica social, com base em seu empirismo no cotidiano da capital federal. Não nos compele apresentar Lima como um herói, mas como um homem de seu tempo, que muitas vezes acertou, mas também errou; uma voz que denunciou as injustiças sociais, mas que também cometeu erros. Tais adjetivos o caracterizam como um visionário, como seu personagem escrito, Policarpo, aquele “que jamais desiste de planejar o futuro: o seu, o do seu país e dos seus próximos”.  (Descrito pela historiadora Lilia Katri Moritz Schwarcz)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obras de estudantes de História poderão ser vistas até 30 de agosto
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h