Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2017-18h21

Biblioteca da Udesc apresenta exposição gratuita sobre jornal histórico de Jaraguá do Sul

Mostra expõe anúncios desde início até metade do século passado - Foto: Victor Lacombe/Secom Udesc
A exposição gratuita "O Viajante do Tempo" está à mostra na Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com imagens dos quase cem anos do jornal "O Correio do Povo", de Jaraguá do Sul.

Composto por anúncios que foram publicados dos anos 20 aos anos 60, a mostra é dividida em quatro partes: negócios, sociedade, saúde e consumo. "O Correio do Povo" circula desde 10 de maio de 1919 e é o jornal mais antigo ainda em atividade do Estado.

Entre os anúncios expostos, estão declarações públicas para eventos privados, como noivados e batizados, convites para festas e achados e perdidos, como o de Albano Menel, que perdeu um revólver Mauser em uma festa, em agosto de 1947.

Tem também avisos como o da Bertha Siewerdt, que anuncia, em abril de 1923, a “todos os negociantes e outras pessoas de nada darem fiado ao meu marido, Wilhelm Siewerdt, que eu de hora avante não me responsabiliso (sic) por dívida alguma”.

Além disso, estão à mostra anúncios mais tradicionais, como produtos de limpeza, imóveis para aluguel e venda e artigos para a fazenda, como carroças e arados. Ao longo de toda a exposição, pode se ver que o português divide o espaço do jornal com o alemão até os anos 40, quando o idioma germânico foi proibido pelo governo de Getúlio Vargas.

A exposição, que irá até 15 de setembro, foi organizada pelo próprio jornal, com as historiadoras Silvia Toassi e Ellen Annusech e com a Biblioteca Pública do Estado, onde ficou em cartaz anteriormente.

A mostra foi trazida para a Udesc pela professora de Biblioteconomia Fernanda de Sales, coordenadora do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Mais informações podem ser obtidas com a Biblioteca Central da Udesc pelo telefone (48) 3664-8070 e pelo e-mail bc@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Exposição "O Viajante do Tempo", sobre o jornal "O Correio do Povo".
QUANDO: Até 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h45.
ONDE: Biblioteca Central da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h