Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/02/2020-16h30

Biblioteca Universitária da Udesc tem novo regulamento com mais serviços aos usuários

Duas novidades são multa solidária e prazo maior de empréstimo - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem um novo regulamento da Biblioteca Universitária (BU). A resolução, aprovada em novembro de 2019, busca orientar os usuários sobre seus direitos e deveres e sobre os serviços oferecidos por todo o sistema descentralizado da instituição, composto por 11 bibliotecas setoriais e uma coordenação técnica central.

Entre os destaques do texto, está a possibilidade de as bibliotecas setoriais adotarem a multa solidária como penalidade para quem devolve empréstimos com atraso.

Nessa modalidade, o usuário opta por trocar dez dias de afastamento, ou seja, cinco dias de atraso, por um quilo de alimento não perecível. A doação dos alimentos deve ser feita na biblioteca de origem do usuário. Os itens arrecadados serão doados pela Udesc a instituições filantrópicas ou a centros de referência de assistência social (Cras).

Outro ponto positivo é que agora os técnicos da Udesc, assim como os professores, têm prazo de 30 dias para empréstimo domiciliar. Estudantes de pós-graduação também podem retirar materiais por até 30 dias e os de graduação por até dez dias. 

O novo regulamento também permite que os usuários levem para casa novos tipos de materiais, como teses, dissertações, monografias e periódicos. 

O atual regulamento traz ainda um novo serviço. Algumas bibliotecas setoriais passam a oferecer o serviço Biblioteca das Coisas, que consiste no empréstimo de materiais não bibliográficos aos usuários, como calculadora, carregador de celular, notebook e guarda-chuva. Consulte a sua biblioteca setorial para verificar os materiais disponíveis e prazos de empréstimo.

Sobre a BU

A Biblioteca Universitária da Udesc oferece serviços e produtos de informação, com qualidade e confiabilidade, por meio do seu sistema descentralizado. Os serviços podem ser usados pela comunidade universitária (estudantes, professores e técnicos) e pela comunidade externa.

No ano passado, a Biblioteca Universitária lançou uma nova identidade visual com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica das bibliotecas, tornando-as um ambiente mais agradável, aconchegante, amigável e de compartilhamento de ideias.

O acervo bibliográfico é constituído por livros, periódicos, vídeos, slides, imagens, fotografias, teses, dissertações, monografias, catálogos de exposição, relatórios de pesquisa/tutores, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), peças teatrais, mapas, CDs-ROM, partituras e outros.

Mais informações podem ser obtidas na página da BU.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Entre as novidades, está a adoção da multa solidária
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h