Reunião ocorreu na sede da Celesc, na Capital. Fotos Gustavo Cabral Vaz/Ascom
Representantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estiveram na sede da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) na tarde desta quarta-feira, 23, para apresentar ações de extensão e trabalhos de pesquisa de interesse da empresa, desenvolvidas no centro de ensino, especialmente no curso de Ciências Econômicas.
Foram apresentados na ocasião: o cálculo do custo de vida de Florianópolis, feito com exclusividade pela Udesc Esag desde 1968; o programa de extensão Observatório de Conjuntura Econômica (Poce), com seus três boletins de conjuntura econômica; e o trabalho vencedor do Prêmio BRDE de Desenvolvimento, de um grupo de pesquisadores do centro de ensino.
A metodologia e resultados do Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis foram apresentados pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da Udesc Esag, que coordena o trabalho desde 1976.
Além da Udesc Esag, Hercílio também trabalhou na Celesc, tendo assumido a chefia dos Departamentos de Serviços e Consumidores e de Relações com Clientes.
Boletins conjunturais
O trabalho do Observatório de Conjuntura Econômica foi apresentado pelos professores Fernando Pozzobon, atual coordenador do programa, e Lisandro Fin Nishi, que coordena um dos projetos que integram o Poce.
O Poce abrange três projetos: a estimativa do Índice de Produção Física Industrial; o estudo comparativo entre o índice do custo de vida de Florianópolis e variáveis econômicas; e o boletim de conjuntura econômica do Estado.
Fruto de uma parceria com a Celesc, a estimativa do Índice de Produção Física Industrial é calculada com base no consumo de energia elétrica e em números do emprego industrial, e faz a previsão do índice catarinense com trinta dias de antecedência em relação aos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Poce disponibiliza informações por meio de três canais:
site (com os boletins periódicos de conjuntura),
blog (com artigos de professores) e pela
página no facebook.
Monografia premiada
O encontro foi encerrado com uma breve apresentação da monografia “Um estudo econométrico-espacial dos principais clusters de Santa Catarina", vencedor em agosto do Prêmio BRDE de Desenvolvimento.
Desenvolvido entre 2011 e 2012 por integrantes do Grupo de Economia Aplicada (GEA) da Udesc Esag, o trabalho foi apresentado pelo professor Daniel Augusto de Souza - os demais autores foram os professores Adriano de Amarante e Fernando Pozzobon, e os acadêmicos Filipe Guilherme Ramos da Silva e Guilherme Augusto Schütz.
Pela Celesc, participaram do evento integrantes do Departamento de Comercialização (DPCM) e da Divisão de Mercado (DVME) - coordenaram a realização do encontro os funcionários Rodrigo Luz e Ivone Castellar.
Top 8 do Brasil
Pela Udesc Esag, um dos mobilizadores do encontro foi o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag, professor Adriano de Amarante, idealizador do Poce, que também trabalhou por quatro anos na Celesc.
O professor Amarante aproveitou a ocasião para ressaltar que o curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag foi um dos oito, dentre 185 em todo País, a atingir o conceito de excelência no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Leia mais:
09/08/2013 - Pesquisadores da Udesc Esag recebem prêmio de economia durante encontro regional
28/05/2013 - Programa de extensão da Udesc Esag divulga boletins mensais sobre a conjuntura econômica catarinense
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281