Segunda fase do nível 2 será em abril - Arte: Divulg.
Nove alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville disputam a 15ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que reúne milhares de estudantes de todo o País. Os alunos competem na modalidade de programação nível 2, para estudantes até o terceiro ano do ensino médio ou que tenham cursado o ensino médio até dezembro do ano anterior.
A primeira fase da competição ocorreu no sábado, 9, e os selecionados para a segunda etapa devem ser divulgados pela organização em cerca de duas semanas.
A OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela programação.
Os classificados poderão fazer um curso de programação avançada na Unicamp e, dentre eles, os quatro melhores serão indicados para a Olimpíada Internacional de Informática, que, neste ano, ocorrerá na Austrália.
Capacitação da Udesc
Conforme a professora da Udesc Luciana Rita Guedes, a universidade também pretende percorrer escolas de ensino médio em 2013 e buscar interessados em participar do evento no ano que vem. Serão oferecidas capacitações para esses estudantes de modo a prepará-los para a competição.
Com isso, espera-se buscar novos talentos que possam ser estudantes da Udesc e futuros profissionais de sucesso na área de Ciência da Computação. "Vamos visitar escolas públicas e particulares, promovendo nosso projeto e a Udesc. A ideia é que o projeto cresça e ajude a fortalecer o nome da instituição, que é pública e gratuita", destacou Luciana.
Participaram da primeira fase os estudantes Alexandre Maros, Edilson Arlindo Rudolf Junior, Flávio Roberto Bayer, Gabriel José Matias, Karll Henning, Lucas Leandro Nesi, Luís Roberto da Silveira Junior, Mateus Boiani, Victor Hugo Ribeiro Carriço e William Pereira.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao@joinville.udesc.br
Fone: (47) 4009-7930