A próxima edição do Teste Anpad, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 17. O teste é pré-requisito no processo seletivo para ingresso nos mestrados e no doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
Para tentar uma vaga nos programas de pós-graduação em Administração da Udesc Esag, é preciso antes ter feito o Teste Anpad nos últimos dois anos antes do processo seletivo, que abrirá inscrições em março. Assim, quem já prestou o teste em alguma das edições desde março de 2021 não precisa repetir. Quem ainda não fez, tem até 14 de fevereiro para se inscrever no site da Anpad.
Os candidatos devem estar atentos a qual versão do teste devem se inscrever. O Teste Anpad de orientação acadêmica é aceito para ingresso em qualquer dos dois mestrados (acadêmico e profissional) ou no doutorado. Já a versão de orientação profissional é aceita apenas para inscrição no Mestrado Profissional.
Tire suas dúvidas sobre o teste neste vídeo de 4 minutos:
Processo seletivo
Com o resultado do Teste Anpad em mãos, os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso na pós-graduação em Administração da Udesc Esag. O edital, já publicado, abre 44 vagas: 17 para o Mestrado Profissional, 15 para o Mestrado Acadêmico e 12 para o Doutorado. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 6 de março a 11 de abril.
Cada candidato pode se inscrever em apenas um dos três cursos oferecidos. Para ingressar em um dos mestrados, é preciso ter diploma de graduação em qualquer curso reconhecido até a data da matrícula, em julho. Já para ingressar no doutorado, o interessado deve ter o título de mestre em qualquer área.
Além do curso, os candidatos deverão optar por uma das 13 áreas de especialidade dos programas, de acordo com sua proposta de pesquisa. O processo de seleção dos mestrandos e doutorandos é feito conforme a escolha de área:
Políticas públicas e desenvolvimento
Estado, democracia, relações de poder e sustentabilidade
Ensino de administração e aprendizagem organizacional
Marketing de serviços e marketing no setor público
Tecnologias de gestão em organizações intensivas em conhecimento e em TICs
Inovação social, sociedade civil, democracia e sustentabilidade
Ética, virtudes e dilemas morais na administração
Coprodução, governança, inovação e finanças públicas
Organizações, inovação e processos colaborativos
Indivíduos, grupos e organizações
Empreendedorismo e inovação
Laboratório de Educação em Organizações, Sustentabilidade e Inovação Social - LEdS
Cadastro e administração da terra
Etapas
Os candidatos que apresentarem toda a documentação conforme as exigências do edital terão a inscrição homologada e passarão por duas etapas do processo seletivo. A primeira, classificatória e eliminatória, inclui a análise da proposta de pesquisa e o resultado do Teste Anpad. Na segunda, eliminatória, haverá análise dos currículos e aplicação de provas orais.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 28 de junho. Os candidatos selecionados ainda precisarão fazer sua matrícula, de 17 a 19 de julho. As aulas começam em 7 de agosto.
Mais informações
O Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag tem conceito máximo (5) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão de regulação da pós-graduação no Brasil, ligado do Ministério da Educação (MEC). O Mestrado Acadêmico e o Doutorado têm conceito 4.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Principais datas do processo seletivo
17/01 a 14/02 – Inscrições para Teste Anpad*
05/03 - Teste Anpad*
06/03 a 11/04 – Inscrições no processo seletivo
17/04 – Homologação das inscrições
24/05 – Resultado da primeira etapa
06 a 23/06 – Segunda etapa (prova oral)
28/06 – Lista de aprovados
17 a 19/07 – Matrícula dos aprovados
07/08 – Início das aulas
*Candidatos que já prestaram o Teste Anpad a partir de março de 2021 não precisam refazê-lo.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br