Madrigal Udesc fez a apresentação de abertura da cerimônia,
que reuniu servidores, estudantes, entidades parceiras e membros
da comunidade. Foto: Leo Munhoz/Secom SC
Servidores, estudantes, gestores públicos, membros de entidades parceiras e moradores de Florianópolis e região celebraram na noite desta terça-feira, 20, o aniversário de 60 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A cerimônia realizada no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital, teve início às 19h30 e contou com homenagens e apresentações culturais.
Durante a fala de abertura, a vice-reitora Clerilei Bier convidou os presentes a imaginarem como seria o Estado de Santa Catarina se a Udesc não tivesse sido criada. “É difícil imaginar, pois a Udesc não apenas existe, ela transforma. Ao longo de seis décadas, a universidade se tornou um dos pilares do desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado”, destacou.
A vice-reitora também reforçou a importância da autonomia universitária para a formação de cidadãos críticos e a preservação da democracia. “É ela que garante à universidade a liberdade para definir seus rumos com responsabilidade, rigor acadêmico e compromisso público”, discursou Clerilei.
Para o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, “a Udesc nasceu de um grande ideal, que se manteve vivo através do esforço e dedicação de todas as servidoras e servidores”. Em seu discurso, o reitor ressaltou ainda que “todo esse esforço ocorre porque a Udesc sempre se manteve fiel ao seu objetivo principal, que é fornecer educação pública e de qualidade às nossas e nossos estudantes”.
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, encerrou suas falas enfatizando que a Udesc é motivo de orgulho para todos os catarinenses. “Que alegria estar aqui hoje para celebrar os 60 anos da nossa Udesc. Seis décadas formando pessoas, transformando vidas e impactando de forma profunda o presente e o futuro do nosso Estado”, destacou.
Marilisa Boehm realçou ainda que a instituição é espaço para aqueles que desejam crescer e construir um mundo melhor. “Ela é símbolo de que o conhecimento muda vidas e de que a educação é sim o caminho mais poderoso de transformação social”, afirmou a vice-governadora.
Durante a solenidade também foi apresentado o vídeo da nova campanha institucional da universidade, nomeada "Udesc. A gente leva para a vida". O vídeo estará disponível nos canais da instituição em breve e a nova campanha circulará em Santa Catarina a partir de junho deste ano.
Apresentações culturais
O grupo vocal de câmara Madrigal Udesc, vinculado ao departamento de Música do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da universidade, deu início às festividades. O público pode conferir uma mostra do repertório dos artistas, que incluiu canções como “Acalanto da Rosa”, de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes.
Já o encerramento da noite ficou a cargo da Big Band Udesc, conjunto de sopros também vinculado à Udesc Ceart. A banda formada por estudantes e egressos da universidade interpretou clássicos da música brasileira, além de composições autorais.
Homenagens
Um reconhecimento especial foi feito à professora Neli Goés Ribeiro, que recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Institucional. Neli ingressou na década de 1980 como técnica na Udesc, tornando-se docente na Faculdade de Educação (Faed), hoje Centro de Ciências Humanas e da Educação, um dos pilares de fundação da universidade. Segundo a organização, a homenagem reconhece a atuação da professora no ativismo negro e simboliza o reconhecimento a todos os servidores da instituição. A docente não pôde comparecer ao evento e foi representada pelo filho, Geraldo Ribeiro dos Santos.
Além da professora, a Udesc entregou a Medalha a organizações parceiras que contribuíram para a trajetória da instituição. Foram homenageados o Governo de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado.
Instituições parceiras no fomento e na realização de ações de pesquisa, ensino e extensão, também receberam o reconhecimento: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
As comemorações de 60 anos da Udesc continuam ao longo de 2025. Em junho, os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) reúnem estudantes de todos os centros da universidade para as competições esportivas em Florianópolis e Blumenau.
Já em julho, de 16 a 20, o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK 2025) retorna para sua terceira edição em Florianópolis, ganhando ainda eventos itinerantes nos meses seguintes em todas as regiões do Estado.
Em agosto, a programação inclui a recepção aos calouros no dia 4, uma corrida de rua em Florianópolis no dia 17 e uma sessão solene na Assembleia Legislativa no dia 19. Também está prevista uma comemoração na Udesc Oeste ao final do mês.
Setembro terá o Parque das Profissões, nos dias 10 e 11, e o Encontro Pós-Colonial e Decolonial, de 15 a 20, ambos em Florianópolis. No mesmo mês, haverá um evento comemorativo na Udesc Laguna, no dia 25.
No mês de outubro, integram a programação o 2º Encontro de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 1º a 3, e um evento em comemoração ao dia do servidor público, previso para o dia 23. Comemorações na Udesc Planalto Norte e na Udesc Balneário Camboriú também serão organizadas.
Os Jogos Internos dos Servidores da Udesc (Jisudesc) também integram a programação, de 21 a 23 de novembro.
Acompanhe a programação completa e novas informações em udesc.br/60anos
Sobre a Udesc
Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc oferece atualmente 60 cursos gratuitos de graduação e 67 cursos de pós-graduação em 13 centros de ensino e 26 polos de educação a distância localizados nas diferentes regiões de Santa Catarina.
Os 60 anos da Udesc chegam com um reconhecimento importante: a universidade obteve a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), o principal indicador de qualidade da educação superior no país, e conquistou a 4ª posição entre as 38 universidades estaduais brasileiras avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
No cenário nacional, a Udesc também se destacou, ocupando a 21ª colocação geral entre as 240 universidades e institutos federais avaliados. É ainda uma das duas únicas a alcançar a nota máxima no estado , confirmando sua relevância como a segunda melhor universidade catarinense e a quarta melhor da Região Sul do Brasil – atrás apenas de três universidades federais (UFRGS, UFPR e UFSC).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.