Tecnologia Educacional, Educação Matemática, Ensino de Ciências e desenvolvimento curricular
foram os principais temas abordados - Foto: Lucas Koehler
Nos dias 5 e 6 de setembro, o
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, sediou o
2º Colóquio Luso-Brasileiro de Educação (Colbeduca).
Tecnologia Educacional, Educação Matemática, Ensino de Ciências e desenvolvimento curricular foram os principais temas abordados. A valorização do professor foi outro assunto bastante debatido entre os participantes. “Falar da valorização do professor é no sentido do desenvolvimento profissional, da aprendizagem contínua e de sua capacidade de resolver problemas que a escola coloca no dia a dia. Por isso, o professor sempre será fundamental em uma escola”, disse José Augusto Pacheco, presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Uminho), de Portugal.
A realização desta edição do Colbeduca é uma das ações resultantes do convênio celebrado entre a Uminho e a Udesc, com o objetivo de intensificar a internacionalização do ensino e da pesquisa entre as duas instituições. “As ações de internacionalização permitem que acadêmicos conheçam outra realidade, práticas e pesquisas de outros países, além de compartilhar os trabalhos do CCT para eles. Isso reflete não só em quem está envolvido nesse momento, mas abre caminhos para futuras ações”, afirmou a coordenadora do evento, professora Luciane Mulazani dos Santos, do Departamento da Matemática (DMAT) da Udesc Joinville.
Doutorado pela Uminho
Além do evento internacional realizado na Udesc Joinville, o convênio entre as duas universidades também possibilita que profissionais da universidade catarinense cursem o doutorado em Ciências da Educação oferecido pela instituição portuguesa. Atualmente, treze professores e uma técnica universitária da Udesc realizam o curso que possui duração de três anos e é semipresencial. Entre os integrantes do grupo há profissionais do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e do Centro de Educação a Distância (Cead), além da Udesc Joinville.
Os doutorandos são orientados por professores portugueses e coorientados por professores catarinenses. Os servidores da Udesc só precisarão se afastar das suas atividades no último ano do curso, para finalização das pesquisas e defesa da tese que ocorrerá em Portugal. “Essa formação é fundamental para quem já está atuando, pois é uma junção da teoria no doutorado com a prática em sala de aula”, afirma Luciane.
Professores da Udesc Joinville que participam do doutorado:
Marnei Luis Mandler (DMAT) – coorientação prof. Luciane Mulazani dos Santos; Graciela Moro (DMAT) – coorientação prof. Ivanete Zuchi Siple; Eliane Bihuna de Azevedo (DMAT) – coorientação prof. Elisandra Bar de Figueiredo; João de Azevedo (DMAT) – coorientação prof. Elisa Henning; Pedro Carlos Elias Ribeiro Júnior (DMAT) – coorientação prof. Regina Helena Munhoz e Fabíola Corrêa Viel (Química) – coorientação prof. Maria da Graça Moraes Braga Martin.
Leia mais:
02/09/2016 - Evento internacional sobre educação será realizado na Udesc Joinville na próxima semana
05/09/2016 - Segunda edição de evento internacional de educação inicia na Udesc Joinville
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930