Evento é realizado nesta terça e quarta-feira.
O Museu da Escola Catarinense (Mesc) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nos dias 10 e 11 de junho a segunda edição do seminário “Tudo se Deseja Ver: Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. O evento contará com uma palestra de abertura, cinco mesas-redondas e uma conferência de fechamento.
A iniciativa oferece reflexão em torno do acervo de um casal de colecionadores exposto na mostra “Etérea”, realizada entre dezembro de 2023 e setembro de 2024. Em cerca de mais de cem peças, a curadoria de Francine Goudel transita entre os mistérios das concepções e narrativas atreladas à fé, ao sagrado, profano e devocional. No seminário, obras da mostra são analisadas sob diferentes perspectivas da teoria e da história da arte, em busca de novas associações e interpretações.
A realização do evento é do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc e do Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Mesc.
Programação
A palestra de abertura “A Hora do Milho, Pedro Weingartner, c. 1890”, de Camilla Aquino Mio, é a única abordagem deste seminário que não está relacionada à mostra “Etérea”. Os temas das cinco mesas-redondas serão: “Visões de Arte Cusquenha”, “Mulheres Nada Etéreas: Heroínas e Santas”, “Alteridades Materiais e Imateriais”, “Devoções Contemporâneas” e “Persistência do Evangelho”.
A crítica de arte Sandra Makowiecky, docente do PPGAV, faz a conferência de encerramento, em que abordará “Os Retábulos de André Gonçalves (1685–1762), Portugal: Sagrada Família, c. 1740 e Santo Agostinho, c. 1740”. Referência brasileira nos estudos sobre artes visuais, ela tem um extenso currículo, diversos livros publicados e uma atuação institucional que inclui, entre muitas gestões, a presidência da ABCA. Atualmente coordena o projeto A.Galeria, no Passeio Cultural Primavera.
A exemplo do primeiro encontro em novembro de 2023, esse seminário também resultará em uma publicação. O livro “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo” (Aaesc), lançado em março, com organização de Makowiecky e Wedekin, reúne 21 artigos derivados do seminário, após o acesso da academia à Coleção Collaço Paulo.
Serviço
O quê: Seminário Tudo se Deseja Ver: Mergulhos na Coleção Collaço Paulo – 2ª edição ou
Quando: terça-feira, 10/06, das 13h30 às 18h; e quarta-feira, 11/06, das 9h às 12h, e das 14h às 18h
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc) – Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Apoio
Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Museu da Escola Catarinense (Mesc)
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350