Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2021-16h04

Colóquio online da Udesc aborda práticas e desafios da educomunicação na pandemia

Programação de oito dias inclui dezenas de atividades,  como conferências, oficinas e debates - Arte: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma das organizadoras do 8º Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e do 9º Colóquio Catarinense de Educomunicação, que será realizado entre 9 e 19 de março, de forma online, com o tema "Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios". 

O objetivo é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre educação e comunicação, especialmente por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.

Com mais 700 participantes confirmados, representando quatro países (Brasil, Peru, Espanha e Portugal), todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, os colóquios seguem com inscrições online abertas

A abertura contará com a participação do vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho, da diretora de Extensão do Centro de Educação a Distância (Cead), Cléia Demetrio Pereira, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de SC (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

Os eventos são iniciativa do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (Educom Floripa) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Abpeducom SC), com financiamento da Fapesc, entre outros apoiadores.

Programação

Segundo os organizadores, todas as discussões envolvem cultura digital, a formação de professores e o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas, dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus.

Durante oito dias, serão realizadas 17 atividades, totalizando 26 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável.

A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados.

Toda a programação terá tradução em Libras. As conferências, palestras, painéis e debates irão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento.

A programação completa, os demais parceiros e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site oficial. Informações adicionais podem ser obtidas pelos e-mails ademildesartori@gmail.com e rafael.martini@udesc.br .

Serviço

O QUÊ: 8º Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e 9º Colóquio Catarinense de Educomunicação.
QUANDO: 9, 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de março (ver os horários no site do evento).
ONDE: Online, com inscrições no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programação de oito dias inclui dezenas de atividades,  como conferências, oficinas e debates
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h