Ao lado do diretor Darlan Matte (E), Ricardo Pinho e Paulo Capela
entregam relatório final à chefe do departamento, Susana Pereira
O curso de Bacherelado em Educação Física, oferecido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid/Udesc) obteve nota 4,69 (em uma escala que vai até 5) em avaliação in loco feita por uma comissão indicada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e encerrada nesta quinta-feira (31). A avaliação faz parte do processo de reconhecimento do novo currículo do curso, implantado a partir do semestre 2008/2.
Desde segunda-feira (28), os professores avaliadores Paulo Ricardo de Canto Capela, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Ricardo Pinho, da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), estiveram no Cefid/Udesc, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, verificando as instalações físicas, o projeto pedagógico, conversando com alunos e professores para emitir um parecer sobre a qualidade do curso.
Reconhecimento
Todos os cursos de graduação passam por uma avaliação de qualidade para que o diploma emitido pela universidade tenha reconhecimento legal. Periodicamente, essa avaliação é refeita e o reconhecimento renovado. Mas nesse caso, o processo teve de ser feito do zero, como se tratasse de um curso totalmente novo.
Isso porque a graduação em Educação Física, antes um curso com duas opções de habilitação, foi dividida em dois cursos independentes (licenciatura e bacharelado) a partir de 2008 - e os alunos que ingressaram já o novo currículo começam a ser formar agora. Com o resultado positivo da avaliação, o parecer da comissão recomendará ao CEE a homologação do reconhecimento do curso de bacharelado.
O curso de licenciatura em Educação Física já foi avaliado (http://www.cefid.udesc.br/?idNoticia=3380) e recebeu nota 4,92 da comissão avaliadora, formada por outra dupla de professores. .
Qualidade
A chefe do Departamento de Educação Física do Cefid/Udesc, professora Susana Matheus Pereira, comemorou o resultado da avaliação. “Estamos entre as dez melhores graduações do país na área e a qualidade da formação de nossos alunos é comprovada pelo mercado de trabalho”, disse a professora. Entre os fatores positivos verificados pela comissão avaliadora, pesou principalmente a qualidade do corpo de professores.
A comissão também avaliou aspectos em que o curso precisa avançar, a maioria ligados ao espaço físico do centro. “O mais importante é usar a avaliação como instrumento para melhorar”, disse o diretor geral do Cefid/Udesc, professor Darlan Laurício Matte. O centro já obteve aprovação da Câmara de Vereadores para aumentar a área construída e deve agora buscar a ampliação e melhoria das instalações físicas.
Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Fone: (48) 3321-8622