Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/03/2021-19h09

Comissão será designada para avaliar a regulamentação do teletrabalho na Udesc

 
Comissão contará com membros de vários setores da universidade - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
Nesta quarta-feira, 17, faz um ano que professores e técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciaram atividades em regime de teletrabalho.

Estabelecida pela Resolução nº 007/2020 do Conselho Universitário (Consuni), a adoção da modalidade de trabalho a distância foi uma medida imposta pela pandemia de Covid-19, que forçou servidores a reinventar formas de trabalhar, de se comunicar e de se relacionar.

Assim como toda a sociedade, a universidade atravessou um período de inúmeros aprendizados e avanços, que comprovaram a capacidade de adaptação da instituição e dos seus servidores e estudantes.

Comissão multidisciplinar

Diante do cenário atual, e alinhada ao entendimento de que o teletrabalho é uma realidade que permanecerá no mundo pós-pandemia, a Udesc estuda regulamentar o teletrabalho dos servidores de forma planejada e adaptada aos perfis profissionais e demandas institucionais.

O primeiro passo nesse sentido está sendo a articulação, pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), de uma comissão multidisciplinar para propor uma resolução sobre o tema, formada por integrantes de pró-reitorias, centros de ensino e áreas de gestão de pessoas e tecnologia da informação, além da representação sindical. A meta é que os membros sejam designados até o próximo mês.

Benefícios e desafios

Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), vinculada à Proad, realizou uma enquete sobre trabalho remoto no ano passado junto aos servidores e apurou benefícios e desafios dessa modalidade.

Entre os benefícios, foram citados:

  • Maior proximidade com a família
  • Independência na execução das tarefas diárias
  • Menos estresse com o trânsito das cidades e deslocamentos
  • Hábitos e alimentação mais saudáveis
  • Flexibilidade de horários
  • Maior produtividade e gestão do tempo
  • Aumento da qualidade de vida

Quanto aos desafios, foram relatados:

  • Adaptar a casa como posto de trabalho confortável e ergonômico
  • Adotar novas formas de comunicação com os gestores e colegas de trabalho
  • Aprender o uso de novas tecnologias e formas de realizar atividades
  • Sobrecarga de trabalho e necessidade de estabelecer rotinas de trabalho e de repouso
  • Manter o equilíbrio da saúde física e emocional

Atualmente, com o agravamento da pandemia em Santa Catarina e a prorrogação do estado de calamidade pública até 30 de junho, determinada no Decreto nº 1.168/2021, a Udesc mantém o calendário de atividades remotas na graduação e na pós-graduação e o teletrabalho, com o atendimento presencial quando essencial, além de reforçar a adoção indispensável de todas as medidas de segurança e higiene, conforme orienta a Comissão Central de Monitoramento da Covid-19 (CCM).

Dicas de saúde e produtividade

A instituição também reforça algumas dicas simples que podem ajudar a manter a saúde e a produtividade na rotina dos servidores, dentre elas as orientações sobre ergonomia, disponíveis na página da CDH.

Para reforçar o autocuidado, a universidade também recomenda que os servidores assistam ao vídeo do Governo do Estado com dicas para manter a saúde a produtividade em teletrabalho.

Outra iniciativa da CDH são aulas de ginástica laboral online, que serão oferecidas em parceria com o Programa de Extensão Núcleo de Atividades Saudáveis (Nasu). Saiba mais e preencha o formulário de interesse.

A universidade também tem diversas iniciativas de servidores de apoio durante a pandemia e o distanciamento social, como os vídeos do projeto de extensão Ginástica Laboral, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), disponibilizados no YouTube. Confira diversas ações da universidade relacionadas à pandemia.

Apoio à saúde

A Proad também reforça a orientação aos servidores para que, caso tenham dificuldades específicas relacionadas ao teletrabalho, como necessidade de equipamentos ou mobiliário, problemas de comunicação ou na execução das suas demandas, procurem conversar com a chefia imediata ou, se preferir, com a CDH, pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

Servidores que necessitem de orientação ou queiram conversar sobre saúde física e mental também podem procurar o apoio do serviço de assistência social da Udesc, pelo e-mail salete.pompermaier@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc criará comissão para avaliar regulamentação do teletrabalho
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h