Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/07/2016-14h00

Comunidade da Udesc debate interesse sobre terreno no Bairro Capoeiras para ampliação do Cefid

Unidade atingiu limite de expansão física no Bairro Coqueiros, na área continental - Fotos: Isadora Vicente
Diante da necessidade de ampliar seu espaço físico, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma consulta à comunidade acadêmica na próxima quinta-feira, 28, sobre um terreno no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. O evento será realizado no auditório da unidade, das 10h às 12h.

O objetivo é avaliar o interesse de alunos, professores e técnicos em expandir as instalações do centro de ensino para uma área de quase 26 mil metros quadrados que fica na Avenida Ivo Silveira, onde funcionava a Escola Estadual Dayse Werner Salles.

A possibilidade de doação do terreno surgiu após o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e o vice-reitor, Leandro Zvirtes, participarem de uma audiência com o governador do Estado, Raimundo Colombo, e com o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, em 24 de maio.  

Desta forma, para que a universidade possa prosseguir com as negociações, é necessário que a comunidade acadêmica do centro de ensino tenha uma posição oficial sobre o assunto.

Histórico de negociações

Diversas gestões da Udesc Cefid já apresentaram propostas de reformulação das instalações da unidade para atender adequadamente as necessidades do centro e abrigar suas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

A Udesc Cefid fica em um terreno de 11,5 mil metros quadrados no Bairro Coqueiros, na Capital, e já atingiu seu limite de expansão física. Um ajuste do zoneamento do local, permitindo aumentar a área construída, chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis, em 2012, mas o novo Plano Diretor da cidade voltou a impor restrições à ampliação do centro.                       

Atualmente, a estratégia adotada pela unidade de ensino foi a expansão à base da construção de anexos. Três casas próximas ao terreno da Udesc Cefid abrigam laboratórios, setores administrativos e salas de aula.

A falta de espaço e a migração dessas atividades provocaram discussões sobre a possibilidade de expandir o centro para outro local. No entanto, por não haver alternativas viáveis, a opção adotada foi a de permanecer no Bairro Coqueiros.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Florianópolis indeferiu o pedido de doação de um terreno municipal de quase dez mil metros quadrados no Bairro Abraão, o que obrigou a administração da Udesc Cefid a considerar outras possibilidades de expansão na região.

Projeto Novo Cefid

A proposta de expansão do espaço no Bairro Abraão previa a construção de um prédio de 18 mil metros quadrados, distribuídos em seis pavimentos, com laboratórios e salas de aula e de administração; e de um complexo esportivo, com ginásio, quadras poliesportivas, piscinas, academia, laboratórios, salas e campo atlético oficial.

A expansão atenderia novas demandas das comunidades da universidade e da área continental da Capital e traria um impacto positivo aos moradores do Bairro Abraão, que poderiam participar de programas e projetos de esporte, saúde e lazer da Udesc Cefid.

Leia mais:

12/02/2016 - Prefeitura de Florianópolis indefere pedido de doação de terreno no Bairro Abraão para Udesc

03/07/2015 - Udesc busca apoio de deputados da Assembleia e da Câmara para expansão do Cefid em Florianópolis

12/11/2014 - Udesc tenta obter cessão de terreno do município de Florianópolis para ampliar unidade no Continente

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8622 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h