Evento reuniu representantes da sociedade civil e instituições
de Balneário Camboriú. Fotos: Pedro Henrique Homrich e Biel Carboni
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, sediou nesta segunda-feira, 30 de junho, a etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades. Segundo os organizadores, o encontro reuniu cerca de 300 representantes de 30 instituições e da sociedade civil para debater propostas para qualificar o futuro do município e região.
A programação incluiu palestra sobre o tema da Conferência “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, além de diálogos sobre o direito à cidade para todas as pessoas e o planejamento de políticas urbanas integradas.
A partir das discussões, foram formuladas propostas referentes à realidade local. Tais sugestões serão apresentadas por um grupo de cinco delegados na etapa estadual da Conferência, que será realizada em agosto, em Florianópolis.
Dentre os delegados escolhidos está o diretor-geral da Udesc Balneário Camboriú, Oséias Pessoa, que integra o grupo como representante da universidade. Para o gestor, a participação nas diferentes etapas da Conferência reafirma o papel da instituição na promoção de um diálogo construtivo sobre o futuro das políticas urbanas.
“Mais que um evento de agenda, a Conferência simbolizou o que a Udesc pode representar: um espaço de excelência acadêmica com os olhos voltados para os desafios reais da sociedade”, avalia.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, também acentuou durante a palestra de abertura do evento a importância da participação da universida de no debate sobre a temática. “A Udesc tem a capacidade única de transformar conhecimento em soluções reais para os desafios urbanos”, afirmou.
Além da Udesc, compõem o grupo de delegados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Balneário Camboriú, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a União das Associações dos Moradores de Balneário Camboriú (Unibac) e a Associação dos Moradores da Praia dos Amores (Ampa).
Sobre a Conferência Nacional das Cidades
Promovida pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, a 6ª edição da Conferência das Cidades visa construir, de forma coletiva, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), a fim de trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
A Conferência das Cidades de Santa Catarina está agendada para 19 de agosto, em Florianópolis. Na
página do evento também é possível acompanhar a programação das conferências em todo o país.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010