Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2021-18h00

Congresso Brasileiro de Alfabetização sediado pela Udesc supera 27 mil acessos no Youtube

Progamação do congresso foi totalmente de forma online
O 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento realizado entre 18 e 20 de agosto, que teve a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como anfitriã, ultrapassou a marca de 27 mil visualizações no canal do Youtube da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

Um dos destaques da cerimônia de abertura foi a apresentação do Grupo Madrigal, do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, com regência do professora Cristina Emboba. Confira a apresentação.
 
Na abertura o reitor da Udesc, professor Dilmar Baretta, e o diretor geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, destacaram a importância do congresso e da participação da Udesc e da Faed na formação de professores e professoras para a Educação Básica.

“O congresso oportunizou que nós, professores, pudéssemos compartilhar experiências e discutir pontos extremamente importantes sobre a formação de professores, sobretudo, da formação de professores alfabetizadores”, declarou a professora Claudia Gomes, participante do Conbalf.

Para a a professora Helga de Oliveira, o que o evento proporcionou em três dias, nenhuma formação poderia dar conta, com a qualidade das falas e práticas apresentadas. “Agradeço pela oportunidade de participar deste evento, e de continuar na luta por políticas públicas que colaborem com a alfabetização”, afirmou.

Já a professora Liane de Castro Araújo destacou que o congresso foi lindo, bem organizado e cuidado, apesar dos novos desafios na organização de um evento desse porte e nesse novo formato: “O fechamento foi emocionante, traz a marca de generosidade e do acolhimento”.

O professor Lourival José Martins Filho, presidente da Abalf, professor e coordenador de Pós-graduação da Udesc, agradeceu o apoio recebido no âmbito da Udesc e destacou em especial a intensa participação de estudantes e professores do departamento de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e destacou a contribuição fundamental do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), que acolheu o evento na Udesc.

“Aprendi que quem faz a Udesc real acontecer são as pessoas. Ainda que extremamente necessários, não são editais, resoluções, ou recursos financeiros. Sem as pessoas nenhum evento se concretiza e a Udesc é feita por pessoas especiais que merecem cada vez mais o meu respeito”, ressaltou.

Ao final do evento foram disponibilizados os anais do 5º Conbalf (acesse aqui), e foi comunicado que o 6º Congresso será realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

As palestras, conferências e mesas podem ser assistidas no canal da Abalf no Youtube.


Conbalf na imprensa

O Conbalf ganhou repercursão nas redes e sistemas de ensino e na imprensa catarinense. O evento foi mencionado na rede municipal de ensino de Corumbá no Mato Grosso (leia aqui), bem como na edição do último domingo do Dário Catarinense (acesse aqui).

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h